Enem AprovaENEM

15 dicas de como fazer seu plano de estudos para o Enem

Como fazer seu plano de estudos para o Enem . Se você quer se dar bem na prova ENEM a palavra de ordem é: PLANEJAMENTO. O Enem é o maior exame do Brasil, e atualmente, ele possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas ou privadas e garantir seu ensino superior de qualidade, e também serve como certificação de conclusão do ensino médio além de outros programas oferecidos pelo governo.

Como fazer seu plano de estudos para o Enem

Como fazer seu plano de estudos para o Enem

Na hora de estudar, definir prioridades e horários podem fazer com que você aprenda de forma tranquila e mais fácil, principalmente durante os momentos de maior estresse (quando a prova Enem vai se aproximando).

plano de estudos para o Enem

Uma das melhores formas do participante Enem se preparar para o Enem 2018 é preparando um plano de estudos, isso vai te ajudar quando já estiver cursando uma faculdade.

Se organizar é um dos segredos do sucesso do participante, isso nós já sabemos, mas, como fazer um plano de estudos que funcione? Separamos para você 15 dicas de como fazer seu pano de estudos para a prova Enem, vamos lá?

como fazer seu plano de estudos da prova Enem

Crie um quadro com seu plano de estudos

Um quadro vai te ajudar o participante Enem a organizar tudo de uma maneira que fique a sua vista. Pode ser de cartolina, isopor, ou qualquer outro material, o importante é estar num lugar bem visível.

Defina horários para plano de estudos

Para  o participante Enem não perder o foco e conseguir se preparar com tranquilidade, escolha um melhor horário e a melhor técnica pra você, um bom plano de estudos para o Enem só funciona quando é rico em informações. Anote todas as suas tarefas, e inclua horários de descanso, de fazer um lanche e os horários de lazer.

Monte um calendário da prova Enem

Esse é um dos “ingredientes” de ouro na hora de fazer um plano de estudos para o Enem. Marque no calendário as datas mais importantes, como: prazos de inscrição, dias das provas Enem e publicação dos resultados, tudo isso você encontra na pagina do participante, edital.

Marque também o cronograma das matérias a serem estudadas.

Estabeleça uma meta para cada matéria do Enem

É bem interessante basear o seu plano de estudos para o Enem em metas numéricas e de qualidade, estabeleça um determinado número de exercícios para cada matéria, por exemplo. Ou quantas horas semanais  o participante Enem irá dedicar a algum assunto.

Respeite os horários estabelecidos no seu plano de estudos

De que adianta montar um calendário se você não conseguir cumprir tudo o que está nele? É super importante seguir os horários de estudo, descanso, lazer e os horários das refeições. Seu corpo não é uma máquina que pode trabalhar direto, estudar sem pausas ou fazer longos momentos de descanso podem atrapalhar seu desempenho. Se você quer um resultado de sucesso, corra atrás!

Local para plano de estudos

O ideal é ter um lugar bem tranquilo (se possível) sem barulhos e interrupções externas. Não adianta estudar perto de redes sociais, televisão, rádio, ou qualquer outra coisa que tire sua atenção. Lembre-se: Foco, força e fé!

Defina suas prioridades por ordem de importância.

Organize as matérias da prova Enem por ordem de importância, essa é uma forma de conseguir contemplar todas as disciplinas. Observe quais as matérias que você tem mais afinidade, e quais vão precisar de mais dedicação, o ideal é se empenhar mais naquelas que você tem mais dificuldade.

Não deixe acumular o volume de matérias da prova

Essa é uma dica de ouro! O volume de matérias do Enem é muito grande, então, se você não deu conta de estudar tudo durante a semana, tire uns minutinhos no final de semana para dar uma olhada no que ficou pra trás. O segredo no plano de estudos para a prova Enem é a dedicação.

Conte com os amigos para estudar para prova Enem

Uma boa dica é se encontrar com alguns amigos para estudar, tirar dúvidas, debater assuntos. E lógico, dar um apoio quando bater o desânimo, o importante é dividir o sofrimento com alguém!

Revise todas as matérias do seu plano de estudos para a prova Enem

Ao final de cada etapa de estudo (semana ou mês) faça uma pequena revisão, só para garantir que todo o conteúdo que você vem estudando foi bem fixado e que o seu plano de estudos para o Enem esta funcionando. Se for necessário fazer algum ajuste no cronograma de estudos, faça! Antes tarde do que nunca!

Refazer as provas dos exames anteriores do Enem

Refazer provas dos exames anteriores do Enem podem te ajudar a se acostumar com o estilo da prova, que é diferente de qualquer outra que você já tenha feito. Procure resolver as questões nas mesmas condições exigidas durante o exame, esse treino vai te ajudar a avaliar sua resistência e capacidade de concentração em uma prova longa, como a do Enem.

Simulados devem entrar no seu plano de estudos para a prova Enem

Simulados e aulas pela internet são boas opções que devem entrar no seu plano de estudos para o Enem. Cuidado na hora de escolher a fonte. O mais indicado é que os candidatos acessem o portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e veja qual o conteúdo das provas e as matrizes de referência, isso torna mais simples separar na internet o que é bom estudar e o que não é.

Refaça as redações anteriores do Enem para treinar a redação

Tire pelo menos um dia na semana para treinar a redação. Comece escrevendo sobre assuntos que você goste, e aos poucos treine sobre assuntos que estejam em discussão no momento. O alvo aqui é elaborar um bom discurso (texto) e conseguir defender o seu ponto de vista.

Noticias sobre a prova Enem e um pouco de leitura

Reservar um tempinho para se informar sobre os fatos do Brasil e do mundo também é uma dica importante! Revistas e apostilas ajudam bastante, sabe aquela história de que quem lê bastante escreve bem? Pois é, ela é verdade! Se informar e ler, vai te ajudar a ter um olhar critico a cerca dos acontecimentos, te ajuda a fortalecer os argumentos.

Ensino Médio e cursinho

Se você esta fazendo o ensino médio ou um cursinho preparatório, guarde bem esta dica de como fazer seu plano de estudos para a prova Enem: estude as matérias dadas no dia. Como o conteúdo ainda esta fresco, fica mais fácil absorver. Faça o seu plano de estudos para a prova Enem valer a pena.

15 dicas de como fazer seu plano de estudos para o Enem
Avaliar esta postagem

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!