Enem aprova

Calendário ENEM 2019 da prova no ENEM

Calendário ENEM 2019 (ENEM) acontece uma vez ao ano e serve como modo de selecionar e avaliar os estudantes e aquelas pessoas que desejam ingressar em um curso do Ensino Superior no Brasil.

Calendário ENEM

Uma boa nota no ENEM permite que os participantes possam se inscrever em programas como o SISU, PROUNI, FIES e até mesmo possibilita que os participantes consigam descontam percentuais em algumas universidades privadas que aderiram a prova do ENEM como método de ingresso.

Calendário ENEM 2019 da prova no ENEM

Pensando no leque de possibilidades e na importância que o diploma de Ensino Superior têm na vida dos estudantes brasileiros, é fundamental que os estudantes fiquem atento as datas e prazos da prova do ENEM 2019.

O que é o Calendário ENEM?

A prova no ENEM é de responsabilidade do Ministério da Educação e tem sua infraestrutura, bem como sua fiscalização a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O exame acontece anualmente na primeira quinzena de Novembro e conta com dois domingos de prova.

O cronograma

O cronograma do ENEM cronograma do ENEM 2019, assim como aconteceu nas edições anteriores, contem as informações a respeito das datas que se referem a todas as etapas do exame, como período para solicitar isenção da taxa de participação, período de inscrições, prazos para entrar com recursos sobre a isenção e até mesmo contra o gabarito da prova.

Além disso, o cronograma contém a previsão do dia do ENEM 2019, e também as datas prováveis de divulgação dos gabaritos oficiais, notas obtidas e os espelhos da redação.

Por que acessar o calendário da prova?

Como vimos anteriormente, é através do calendário de prova que os participantes ficarão a par das datas que envolvem essa prova tão importante para a carreira dos jovens no Brasil.

Ficar atento a esse cronograma garante não apenas que o candidato saiba a data da prova, mas também conheça as possibilidades de entrar com recursos sobre as resoluções tomadas pelo INEP, não perdendo para isso o prazo que é previamente estipulado e rigorosamente cumprido pela organização da prova.

 

Como acessar o calendário da prova do ENEM?

O calendário da prova no ENEM é divulgado anualmente após o mês de divulgação dos resultados da edição anterior do ENEM. Espera-se que em meados de Fevereiro e início de Março já esteja sendo divulgado o cronograma de prova no Enem.

Para acessar o calendário do ENEM 2019, o candidato deve acessar a página a seguir: Edital ENEM e assim obter acesso as informações que dizem respeito a prova do ENEM 2019.

Quais as datas previstas para a prova do ENEM?

– Fevereiro/Março de 2019:

divulgação do Edital ENEM Edital ENEM 2019 no Diário da União;

– Abril de 2019:

nos dias 1 a 10 de abril, serão liberadas os pedidos de isenção da taxa de inscrição e também o formulário de justificativa de ausência no exame de 2018;

Maio de 2019:

Os estudantes poderão realizar as inscrições durante os dias 6 e 17 de maio no site do próprio Inep. resultado dos recursos (primeira semana); início do período de inscrições e prazo para pagamento da taxa de participação para candidatos não contemplados com a isenção  (meados do mês); prazo para solicitação do uso de nome social e prazo para completar a inscrição do exame e confirmar os dados cadastrais (segunda quinzena);

Junho até Setembro de 2019:

preparação e distribuição das provas nas instituições de aplicação, seleção dos fiscais e corretores de prova, além de treinamentos voltados aos envolvidos na infraestrutura da prova. (Esses meses são voltados para o público interno, ou seja, aos responsáveis pela infraestrutura da prova. Durante esses meses os candidatos normalmente estão se preparando para o dia da prova)

Outubro de 2019:

divulgação do cartão de confirmação da prova (documento que contêm o local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, além de conter a língua estrangeira selecionada pelo estudante e também se solicitou ou não atendimento específico para o dia da prova).

Novembro de 2019:

aplicação das provas nos dias 3 e 10 de novembro; Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h, as provas têm início às 13h30 e terminam às 19h no primeiro dia de prova e às 18h30 no segundo dia de prova.

1º Dia (03/11): duração de 05h30min

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia.

– Redação

2º Dia (10/11): duração de 05h

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia.

– Matemática e suas tecnologias: Matemática.

divulgação do gabarito oficial uma semana após o último domingo de prova; prazo para dar entrega no recurso contra o gabarito oficial (normalmente o prazo é de até 48 horas após a divulgação do gabarito);

– Janeiro de 2020:

divulgação dos resultados individuais dos participantes;

– Abril de 2020:

divulgação do espelho da redação de cada candidato na página do participante e divulgação dos resultados dos participantes inscritos na modalidade de treino.

Agora você já conhece o calendário da prova do ENEM 2019 e pode começar a se organizar para não perder nenhum prazo ou data importante que diz respeito a prova que te levará a ingressar no tão sonhado curso de Ensino Superior no Brasil!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.