Enem 2019

Cartilha do Enem 2019 do participante Enem

O MEC deve liberar em (28 de Novenbro de 2019)  A Cartilha do participante Enem 2019 , o Ministério da Educação liberou a Cartilha do Enem 2019 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Nela, contem as informações obrigatórias para a preparação da redação exigida pela prova do Enem 2019.

Cartilha do Enem

Clique aqui e baixe à Cartilha do Enem 2019

Cartilha do Enem

A Cartilha do Enem 2019 além de dar informações sobre como criar um texto dissertativo-argumentativo e mostrar a metodologia de avaliação da redação, Este ano foi retirada da Cartilha do Enem 2019 o desrespeito aos direitos humanos como critério desclassificatório e que permite “zerar” a nota.

No entanto recomendamos que ainda é indicado nas 5 competências da redação para avaliação que o participante redija um texto que atenda aos direitos humanos: Elaborar  sua proposta de intervenção para o problema que respeite os direitos humanos.

Outro item que favorece essa decisão é o que apontam quais são as razões para se atribuir nota zero a uma redação, no qual não se apresenta em nenhuma determinação sobre os direitos humanos. Confira o trecho retirado da Cartilha do Enem 2019:

Cartilha do Enem 2019

A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir:
– Fuga total ao tema.

Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa.
– Extensão de até 7 linhas.

Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões do Enem.
– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto).

Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
– Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante Enem.
– Texto predominantemente em língua estrangeira.

Folha em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Além da retirada oficial do critério de desrespeito aos direitos humanos, outras duas mudanças feitas foram: inclusão da desclassificação por “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação” e também por “texto predominantemente em língua estrangeira.

Cartilha do Enem 2019 Competências da redação do Enem

Esse item era desclassificatório até a edição do ano passado na prova do Enem, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que deixasse de ser um item que permitisse “zerar” a nota deredação Enem do participante Enem, como competências da redação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.