Enem AprovaENEM

Como começar a estudar para o Enem 2018

Como começar a estudar para o Enem. A cada ano pessoas adotam novos métodos de estudo para se preparar para o Enem. Temos dois artigos que falam sobre o Enem. Um deles fala sobre a inscrição do Enem e o outro sobre as datas de provas.

Como começar a estudar para o Enem

Porém, neste artigo vamos instruir dicas de como se preparar para o Enem, mas de que forma? Exemplo: Meios de estudo, atividades complementares e como organizar o seu dia com atividades em geral.

Em nossos artigos passados, sobre o Enem, falamos um pouco sobre cronograma e algumas práticas de atividades para lhe preparar para o Enem. Porém, neste artigo vamos dar um foco maior nas atividades e detalhes para lhe ajudar a se preparar para o Enem. Então vamos começar agora com, meios de estudo que você pode adotar para se preparar para o Enem.

Meios de Estudo para começar a estudar para o Enem

Ultimamente temos muitas opções de estudar. A alguns anos atrás, não era possível encontrar tantos meios assim, mas graças a internet e aos desenvolvedores, podemos estudar para o Enem sem ao menos sair de casa. Mas neste tópico, iremos falar de forma geral.

Cursinhos preparatórios para estudar para o Enem

É normal encontrar cursos pré-vestibular/Enem, em qualquer cidade. Sendo assim, você pode encontrar um curso preparatório em sua própria cidade, pagar por ele e ter o compromisso de estar presente no local para participar das aulas. Muitos estudantes preferem ainda o estudo presencial em nosso país.

Este meio é o mais tradicional e mais utilizado na atualidade. Mas qual o motivo disso? É o melhor método? Isso é muito pessoal, na verdade isso acontece porque os estudantes acreditam que assim irão se disciplinar melhor. Mas, no entanto, isso é muito pessoal de cada um. Você pode estudar em uma plataforma a distância e surgir o mesmo efeito, ou não.

Plataformas online

Este método é o inverso do primeiro. Pois para estudar em plataformas online, você pode estar em qualquer lugar, como o título já diz(online). E assim, você terá um professor disponível para que você possa tirar dúvidas na própria plataforma, assim como Udemy e algumas outras que encontramos na internet.

O mais interessante neste método é que você não se torna dependente de ter que enfrentar trânsito e outros elementos que irão lhe estressar até chegar ao local de estudo. Você pode relaxar, acessar a plataforma e começar os seus estudos com a menor burocracia possível. Tudo isso disponível em um local só, não somente aulas, mas também, materiais, grupo e entre outros itens particulares de cada plataforma.

Atividades Complementares

Nas atividades complementares, iremos ver uma alternância entre fazer um cursinho ou estudar de forma autodidata. Mas como assim? Há conteúdo por toda parte da internet e assim você pode buscar por cada tema e estudar cada um deles. O melhor é coletar as provas anteriores e comparar os seus conteúdos e estudar com base em um padrão de conteúdo.

Agora vamos citar algumas plataformas que podem lhe ajudar a se preparar para o Enem, mas dessa vez sem usar nenhuma plataforma de compra de cursos e similares.

Como começar a estudar para o Enem no Youtube

O Youtube a maior plataforma de rede social onde você pode publicar os seus vídeos e assim, muitos youtubers focam em criar conteúdo educativo. Com isso, surge a chance de poder fazer do Youtube uma plataforma de ensino e aprender sobre os próprios conteúdos para estudar para o Enem.

estudar para o Enem com cursos Gratuitos

Se você fizer uma busca rápida no Google sobre “estudar para o Enem“, você irá encontrar uma grande quantidade de cursos gratuitos e então surge uma nova e boa alternativa para você se aperfeiçoar para as provas do Enem.

Como começar a estudar para o Enem com Google Academy

O Google Academy é mais uma ferramenta voltada para os estudos. Nesta plataforma as buscas relacionadas com o ensino, são mais ampliadas. O que lhe permite encontrar os conteúdos programados de forma mais rápida e eficaz de estudar para o Enem.

Descanso

Em um dos nossos artigos, já falamos sobre descansar e tirar um tempo para lazer. E assim você vai perder o foco dos estudos? Na verdade não, você irá relaxar a sua mente para poder trabalhar melhor em seus estudos e aumentando a capacidade de gravar o conteúdo necessário.

Administrando O Seu Tempo

Este tópico fala de uma forma geral de como planejar e organizar as suas atividades. A melhor forma de organizar as suas atividades é organizando um cronograma diário de suas atividades. Mas como? Devo utilizar algum aplicativo para estudar para o Enem?

Os aplicativos ajudam muito nesta tarefa, mas é de cada um optar por utilizar um app para efetuar este tipo de tarefa. Porém na atualidade, quem está “correndo” atrás de uma classificação no Enem, está “correndo” com um celular na mão. Então, caso você queira utilizar algum app, estaremos lhe informando 2 deles que é bem interessante para quem quer montar um cronograma para estudar para o Enem ou lista de tarefas.

Como começar a estudar para o Enem com Ferramentas

Um deles é o Trello, neste app você pode criar tarefas, organizar, comentar, classificar e poderá monitorar quanto falta para chegar até o seu objetivo final, com um acompanhamento de percentual para saber o quanto já foi cumprido de seu projeto de como estudar para o Enem. O melhor é que você pode acessar de qualquer dispositivo. Pois este app tem versão para smartphone, tablets e web.

O outro app é chamado de Mindmeister. Este app tem o intuito de lhe ajudar a montar um mapa mental para organizar de que forma e como que você irá efetuar a suas tarefas, tornando assim as tarefas mais fluidas e dinâmicas de como estudar para o Enem. Esta ferramenta também está disponível em forma de apps e na web, facilitando o acesso a todos.

Como começar a estudar para o Enem na prática

Então, após termos chegado até este ponto, devemos colocar tudo isso em prática. Vamos ressaltar então, os pontos principais para começar a praticar e ao mesmo tempo Como começar a estudar para o Enem.

Devemos organizar buscar conteúdo, estudá-los, descansar/praticar hobbies e refazer tudo novamente. Não se esqueça de nunca fugir do seu foco. E então, você esta pronto para começar a estudar em casa para o Enem?

Deixe um comentário abaixo!

Como começar a estudar para o Enem 2018
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!