Enem 2017 AprovaENEM

Como é calculada a nota do Enem 2017

Como é calculada a nota do Enem 2017 – O Enem 2017 é a maior prova nacional para ingresso em Universidade, seja Pública ou Privada, e o que determina o seu ingresso em uma instituição é a sua nota do Enem. Mas como calcular a nota? Este é um artigo que vai tirar a sua dúvida sobre as notas médias e técnicas.

Como é calculada a nota do Enem 2017

O Enem é uma prova que consiste em avaliar o estudante, a educação e como já foi dito no parágrafo acima o ingresso para o ensino superior. O estudante que se inscreve tem que fazer uma prova com 180 questões e uma redação. O mesmo é dividido em dois dias.

calculadora automatica enem

calculadora automática Enem

O Enem 2017 vai ser aplicado em dois domingos seguidos, no primeiro dia vai ser aplicado a Prova de Linguagens, códigos, Ciências humanas e suas tecnologias e mais redação. No primeiro dia a prova tem duração de 5h: 30min.

No segundo domingo serão aplicados mais dois cadernos de prova totalizando mais 90 questões, neste dia será aplicado os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias, neste dia a prova terá uma duração de 4h: 30min.

Mas então Como é calculada a nota do Enem 2017?

Na teoria parece fácil, porém é muito mais complexo do que podemos imaginar. O Enem 2017 não é calculada igual as outras provas onde é somado o número de acertos nos 4 cadernos. O Inep utiliza o método mais avançado em correção de provas.

As provas são mesuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, ele não mede somente se está certo ou não a resposta, ele consegue ver a característica e o comportamento que o estudante tem na prova.

É um pouco complicado de entender não é mesmo? Mas de uma forma simples, quanto mais acerto em uma determinada questão menor é o seu valor. E se só alguns alunos acertou uma questão o valor desta questão é maior. O Inep também separa as questões em difíceis e fáceis, se o candidato acertar poucas questões ou uma questão difícil da a entender que o participante chutou a resposta e assim a nota vai ser menor.

Então Como é calculada a nota do Enem 2017? é difícil nós mesmos calcular a Nota Enem 2017, este sistema também explica porque alunos que acertaram o mesmo tanto de questões tiram notas diferentes. Com este sistema complexo fica impossível de sabermos a nota até que o Inep divulgue no site.

Desempenho no Enem 2017

Para saber se o seu desempenho foi bom o estudante tem que ter tirado uma nota de 500 para cima. Assim como na redação. Mas para que serve o desempenho?

O desempenho serve para ver se você consegue entrar no curso que deseja fazer na faculdade. Cada curso tem uma nota de corte, e você tem que estar acima para conseguir concorrer a vaga. Sabendo a sua média ou desempenho, você consegue analisar em qual curso pode se inscrever.

Você irá usar este desempenho na inscrição do Sisu e ProUni, estes são programas do governo que te possibilitam bolsas na Universidade. O Sistema Unificado (SISU) é para candidatos que querem ingressar em uma Universidade Pública, e o ProUni te disponibiliza bolsa de 50% e 100% conforme a sua renda familiar.

Além desses programas existe o Financiamento Estudantil (FIES), este programa é destinado a estudantes que querem financiar a Faculdade. É considerado o financiamento com menores juros e o candidato pode pagar após o termino da faculdade.

nota de corte enem

Como é calculada a nota do Enem 2017
4.2 (84.44%) 9 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários