Enem aprova

Como é feita a prova do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova extremamente concorrida. Então o improtante é saber Como é feita a prova do ENEM.

Todos os anos milhares de alunos que visam uma entrada na universidade se aplicam para realizar o exame, entretanto, apenas aqueles treinados por sua própria disciplina e com muito conhecimento são capazes de atingir as maiores pontuações.

Como é feita a prova do Enem

Entender Como é feita a prova do ENEM é tão importante quanto as matérias que a abrangem, haja vista que o vestibulando precisa entender todos os processos burocráticos da prova para conseguir aplicar seus estudos nas quatro áreas de conhecimento.

A Prova ENEM

É um programa de iniciativa do governo federal com parceria ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Suas questões são produzidas por um grupo de professores de cada uma das matérias, ainda assim passam por longos períodos de revisão antes de serem colocadas dentro da prova.

Como é feita a prova ENEM?

Está explícito abaixo, neste artigo, algumas das etapas mais importantes que envolvem o Exame mais concorrido do Brasil.

Desde sua inscrição até a checagem de nota são muitos meses e um grande desafio, entretanto, um que pode se provar possível de ser realizado para aqueles que possuem vontade para tal.

Como se inscrever para o exame?

Tudo começa no ato da inscrição, que é sem dúvidas, uma das partes burocráticas mais importantes de todo o exame.

É importante que o aluno informe via internet grande parte de suas informações pessoais; elas serão usadas pelo INEP para confirmarem sua identidade no momento do exame e também para ter acesso a sua “Página do Participante”.

Siga os passos abaixo para se inscrever na prova;

  1. Entre no seguinte endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/
  2. Vá para a “Página do Participante”
  3. Inicie o cadastro e preencha todos os seus dados cadastrais;

 

Estes dados serão diversos. Entre eles está: Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Telefone para contato, E-mail de uso pessoal, Endereço de Residência.

É importante também durante este mesmo processo, que o candidato solicite atendimento específico, caso necessário. Também deve ser escolhida uma língua estrangeira para se realizar na prova, que irão variar entre inglês ou espanhol.

Como são as questões da prova?

Após se inscrever com sucesso para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), será hora de se desafiar para realizar a prova no ENEM. Ter um conhecimento abundante sobre as questões da prova é a diferença entre a vitória e a derrota. veja também idade minima para fazer o ENEM

Como é feita a pontuação do enem

Ao total a prova possuí 180 questões que são divididas em quatro áreas de conhecimento com 45 questões cada. Estas áreas de conhecimento são: “Linguagens e Códigos”, que cobra as matérias de português, literatura, artes, educação física e também uma língua estrangeira.

“Ciências Humanas”, que cobra as matérias de filosofia, sociologia, história e geografia.

Estas duas áreas são realizadas ao primeiro dia de aplicação da prova e são consideradas matérias da área de “Humanas”, termo utilizado para descreve-las.

Segundo dia de prova do exame.

Já ao segundo dia de prova no ENEM, as matérias cobradas são diferentes. “Matemática e suas Tecnologias”, que aborda os conteúdos cobrados durante o ensino médio de matemática. “Ciências da Natureza”, cobrando as matérias de biologia, física e química.

Neste dia muitas contas serão resolvidas pelo estudante, que é considerado por muitos o dia mais difícil do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Controlar bem o seu tempo e ter raciocínio rápido são elementos chave para ter um bom resultado.

 

Como são calculadas as notas em cada área do conhecimento?

É sabido que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utiliza de um método conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI) para se calcular as notas relacionadas a cada uma das questões. Se trata de um algoritmo matemático guardado a sete chaves pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

Este algoritmo calcula o valor de cada uma das questões, atribuindo mais ou menos pontuação a cada uma delas de acordo com a sua dificuldade. Por este motivo, é extremamente provável que mesmo que você e um amigo tenham acertado o mesmo número de questões, suas notas sejam completamente diferentes.

 

Como se preparar para o enem 2019?

Agora sabendo Como é feita a prova do ENEM, todo aluno que deseja alcançar as maiores pontuações dentro da prova no ENEM deve se esforçar com grande força de vontade. É de extrema importância ter junto a si uma estratégia para seus estudos, o que fará com que o candidato estude de força eficaz e plena para seus próprios objetivos levando em conta sua própria subjetividade.

Como se preparar para o enem em pouco tempo.

Estudar com eficácia não se trata apenas de abrir os livros e resolver a maior quantidade de exercícios possível, mas sim de ser um estudante preocupado com os seus próprios resultados e tentar ser melhor do que si mesmo a cada instante.

Levar junto a si bons hábitos, boas companhias e um bom material de estudo são fatores decisivos para ter sucesso dentro do exame.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.