Sisu aprova

como funciona o Sisu inscrição sisu 2019

Entenda como funciona o Sisu – O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com as vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Como funciona o Sisu

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Entenda como funciona o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada segundo semestre é um programa do governo que tem como missão ingressar estudantes em Universidades Públicas através da nota do Enem. Então é imprescindível que aluno tenha feito o Enem 2018 para conseguir ingressar na Universidade este ano.

Selecionado em 1ª opção

O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Inscrição do Sisu 2º/2019

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção – por desistência de candidatos selecionados, por exemplo -, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Como funciona sisu lista de espera do sisu.

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

A participação na lista de espera estará restrita à primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

Entenda como funciona o Sisu

Para isto é necessário que o candidato acesse a conta com o número de inscrição e senha cadastrado no Enem 2018. Caso você tenha esquecido a senha, você pode alterar na pagina do participante Enem.

Quem pode se inscrever no Sisu 2019.

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2018, tenham obtido na redação nota que não seja zero e não estejam na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2018. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

processo seletivo do Sisu.

O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

Como funciona o Sisu 2º/2019

O Sistema de Seleção Unificada tem uma única etapa de inscrição, o candidato pode escolher por sua preferência até dois cursos em que deseja estudar na Universidade. Durante o período de inscrição o candidato pode alterar os dados quantas vezes forem necessárias, após o termino não serão mais aceitas as mudanças.

Assim que terminada as inscrições serão escolhidos os candidatos com as notas mais altas, de acordo com cada curso oferecido no programa e por concorrência.

Quais as notas mínimas do Sisu?

Não há uma nota mínima para participar do Sisu, basta não ter zerado na redação do Enem. Porém há algumas Universidades que estipulam um nota mínima para o candidato ingressar.

Assim que você informar o curso pretendido o sistema do Sisu vai te informar se você tem a nota mínima ou não para ingressar na Instituição.

Neste caso você pode mudar de curso ou de instituição, o que for melhor para você conseguir a bolsa no ensino superior.

Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Cotas Universidades participantes do Sisu

Há algumas Universidades participantes do Sisu que oferecem bolsas de estudos através de cotas (Afrodescendentes, índios, agresso de escola pública e etc). Quem optar pelas cotas concorrerá somente com os candidatos que fizeram a mesma opção.

Atenção! Uma vez que optou por cotas, o candidato tem que ficar ciente de que terá que comprovar a sua situação. Assim que aprovado o sistema vai lhe informar os documentos necessários, assim também com a instituição que irá informar local, data e os documentos necessários para conseguir se matricular.

Acompanhamento Sisu

É importante que o candidato tenha um acompanhamento diário de sua inscrição. Durante a madrugada o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) calcula a nota de corte e também passa ser divulgado o site.

As notas de corte muda diariamente até um dia após o encerramento das inscrições. Você pode mudar de curso caso perceba que a sua nota está muito a baixo da nota estabelecida pelo sistema.

A nota de corte é calculada com base no número de vagas, número de concorrentes e instituições.

Resultado Sisu

Entenda como funciona o Sisu – A chamada regular do Sisu será no dia 05 de junho de 2017, assim que o candidato for notificado o mesmo pode entrar em contato coma instituição aprovada para saber os documentos necessários para matricula.

Os candidatos que não foram chamados têm a chance de se inscrever na lista de espera para tentar uma vaga na Universidade.  Entenda como funciona o Sisu – A liste de espera só é valida para a primeira escolha de curso.

Neste caso as Universidades vão chamando conforme a necessidade do preenchimento de vagas da Instituição. Estudantes esperam até por meses para serem chamados.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Fico feliz em saber que hoje em dia muitas são as facilidades para alcançarmos nosso sonho de ingressar numa faculdade. Na minha época, tudo era tão difícil….Que bom que temos um site como o Aprova Enem pra nos indicar o melhor caminho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.