Enem aprova

Como obter isenção no Enem

Como obter isenção no Enem 2017, Mudanças nas regras para obter isenção no Enem 2017 descubra como conseguir sua isenção da taxa do ENEM.

isenção no Enem

Como obter isenção no Enem

A cada nova edição o número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vem aumentando. Boa parte deste aumento se da ao fato de o Enem ter se tornado a única forma de ingressar nas instituições de ensino superior do país, sejam elas públicas ou privadas.

A maioria vem preenchendo suas vagas por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificado), que depende diretamente da pontuação que os estudantes tiram no exame.

Taxa de inscrição no Enem

Para os estudantes que vão participar do Enem 2017 vale lembrar que a inscrição no exame só é confirmada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição. Até 2014 o valor pago pelos estudantes era de apenas R$ 35,00, na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 o MEC reajustou esse valor (que estava sem correção desde 2004) que passou a ser de  R$ 63,00. Essa correção causou uma enorme discussão entre os estudantes.

Mas pra quem ainda não sabe, é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

isenção no Enem

O edital do Enem 2017 será aberto no dia 10 de Abril e as inscrições são de 8 a 19 de Maio, mas, vamos explicar detalhadamente como solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Você sabia que existem requisitos a serem preenchidos para se obter a isenção no Enem 2017? Que tal sabermos quais são eles?

Terão direito a isenção da taxa de inscrição:

Os estudantes de escolas públicas, que estejam cursando o último ano do ensino médio.

Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou em colégio particular com bolsa integral, com renda mensal familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Estudantes com renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos.

Estudantes cadastrados no CadÚnico (Cadastro único para programas sociais do governo federal) podem ser contemplados mediante declaração de carência.

Como solicitar a isenção no Enem?

Todos os estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que forem concluintes do ensino médio no ano que prestarem o Enem, serão automaticamente isentos da taxa de inscrição no Enem 2017.

Os candidatos podem requerer o beneficio no momento em que estiverem efetuando a inscrição no Enem 2017, e só é feito pela internet. Após preencher o formulário socioeconômico, o candidato deverá declarar carência socioeconômica, o prazo para pedir a isenção é sempre o mesmo das inscrições. Fique atento!

Resultado do pedido de isenção da prova Enem

O candidato deve verificar através de consulta individual se foi ou não contemplado pelo beneficio (deve ser verificado 48 horas depois da solicitação) no mesmo endereço eletrônico onde foi feita a inscrição. Caso o resultado tenha sido DEFERIDO, o candidato foi isento da taxa.

taxa de isenção

Quem pode recorrer do pagamento da taxa de isenção.

Candidatos que vão recorrer para conseguir a isenção devem enviar os documentos ao Inep, porém deverá entrar em contato com a central para saber como deve enviar a comprovação de renda. Todos os candidatos devem entrar em contato através da central do MEC 0800 61 61 61.

Se o resultado for INDEFERIDO significa que o candidato não foi isento, sendo necessário gerar a GRU simples e efetuar o pagamento dentro do prazo estabelecido. Só após o pagamento a inscrição é confirmada.

Mudanças nas regras para obter isenção no Enem

Os candidatos que conseguirem a gratuidade da taxa de inscrição no Enem  e não comparecerem ao local de prova perderá o direito a isenção do pagamento da taxa na próxima edição do exame.

Essa regra esta em vigor desde a edição do Exame Nacional do Ensino Médio 2016, e tem a finalidade de diminuir o número de estudantes que faltam as provas e o desperdício de dinheiro público.

Caso o estudante necessite se ausentar no Enem 2017, por motivos de força maior, deverá se justificar junto ao Inep. Cabe ao órgão analisar a justificativa apresentada e decidir pela concessão ou não do benefício na próxima edição do exame.

Se forem confirmadas as mudanças previstas pelo Ministro da Educação, a isenção no Enem 2017 passará a ser concedida apenas 3 vezes a cada candidato, podendo sofrer reajuste ainda para este ano. Temos que esperar a liberação do edital para ter certeza do que vai entrar ou não em vigor na edição da prova Enem

Apostila Enem 2017

Como obter isenção no Enem
5 (100%) 109 votes

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

  1. L. Marques disse:

    Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição?

    • AprovaENEM disse:

      Olá Marques.
      Estudantes que estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em escolas públicas, declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, e forem concluintes do Ensino Médio no mesmo ano em que participarem do Enem podem requerer a isenção da taxa de inscrição

  2. Simone disse:

    Qual o valor da taxa de inscrição para o Enem 2017?

  3. Hugo disse:

    Como solicitar a taxa de inscrição para as provas do Enem?

    • AprovaENEM disse:

      Olá Hugo.
      O benefício pode ser requerido no ato da inscrição no Enem, exclusivamente pela internet, mediante indicação do Número de Identificação Social (NIS)

  4. Renata disse:

    Olá Amigos do Aprova Enem, quem estuda em escola publica tem direito a gratuidade na inscrição do Enem?

    • AprovaENEM disse:

      Olá Renata boa pergunta pois é a maior duvida de todos.
      A gratuidade também é concedida para estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.