Enem AprovaENEM

Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018

Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018

Você é mais um dos milhões que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (o ENEM) nesse ano de 2018? E ainda está concluindo o Ensino Médio? Então descubra Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018!

Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018

A maior porta de entrada para faculdades e universidades do Brasil já abril o período de solicitações de isenção da taxa de inscrição para as provas do Enem 2018 no dia 02 deste mês de abril, e foi prorrogado até o dia 15 de abril a possibilidade do pedido de isenção.

Isenção de taxa Enem

Então se você ainda esta cursando o Ensino Médio e não quer ter que arcar com a nada barata taxa de inscrição no valor de R$ 82,00 veja aqui como realizar o pedido.

QUEM PODE FICAR ISENTO DE TAXA?

Segundo o item 4.8 do Edital deste ano, Será isento da taxa de inscrição o participante que:

Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;

Tendo participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio, na aplicação Nacional, para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou no Exterior, tenha obtido proficiência que possibilite a certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;

Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, qual seja: renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Diferente das edições anteriores, essa será a primeira vez que a solicitação de isenção terá que ser feita antes da inscrição, sendo ainda exigida a justificativa de ausência dos alunos da edição do ano anterior.

Isso está sendo feito para que haja uma redução de isenções de taxas para quem pode arcar com o pagamento da taxa, além de procurar diminuir o número de ausentes do exame, algo, desde 2013, vem gerando um prejuízo superior à R$900 milhões.

Mas não se preocupe, realizar o pedido de isenção não é um bicho de sete cabeças, e vamos mostrar aqui para você o passo a passo de como pedir a isenção da taxa na inscrição do Enem 2018.

COMO PEDIR SUA ISENÇÃO DE TAXA ISENÇÃO

Primeiro você deverá acessar a página do ( Inep )e clicar em “Acesse o Sistema de Isenção. Em seguida, após ser aberta uma nova aba no navegador, clique em “Insenção Enem 2018, digitando na sequência o seu CPF e a sua Data de nascimento. Clique na figura correspondente ao objeto que esta sendo indicados, como forma de confirmação e depois clique em “Enviar”.

isenção Enem

Você será encaminhado para uma outra página, onde é necessário  confirmar se você se enquadra em alguma das quatro situações que permitam a isenção, caso não atenda os requisitos, seu pedido será certamente negado. Lei as orientações e cliquem em “Li e concordo” seguido de “Continuar”.

Confira seus dados pessoais e acrescente os demais, caso estejam faltando, se tudo estiver correto clique novamente em “Continuar”.

Preencha os dados relativos ao Ensino Médio e clique em “Continuar”.

Caso você possua NIS (Número de Inscrição Social) informe o número, há ainda uma ferramenta disponível para pesquisa (Consulte o NIS) que o encaminhara para a base de dados no Ministério do Desenvolvimento Social, Caso não possua clique em “Não tenho NIS”.

Depois disso confirme suas informações e continue, caso tenha colocado todas as informações corretas, ou clique em “Voltar se precisar corrigir algum dado.

Logo em seguida, na tela de “Questionário Socioeconômico (QSE)” responda a todas as perguntas que se referem a você e também a sua família, informe verdadeira e corretamente cada resposta.

Seguindo em diante você precisara informar seu “Contato” corretamente, pois é com ele que será possível recuperar sua senha, por exemplo, no caso de esquecê-la.

E falando em “Senha” será necessário criar uma para que você tenha acesso à área de acompanhamento de sua solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018.

Solicitação de isenção

Será apresentado um resumo das suas Informações, para que você possa, mais uma vez, se certificar de que tudo está correto, onde você também poderá justificar a ausência na prova do ano passo, caso não tenha comparecido nos dois domingos do exame.

Por fim, clique em “Enviar” e aguarde o deferimento ou indeferimento do pedido. É importante saber que após a conclusão, NÃO será possível alterar os dados ou mesmo enviar os documentos de justificativa de ausência do Enem 2017, por isso fique atento.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

Os resultados do pedido serão divulgados na Página do Participante, sendo que, em caso de aprovação, será ainda necessário realizar sua inscrição no exame, como todos os outros alunos, no período de 07 a 18 de maio, então não se esqueça de fazê-la.

Lembre-se, todas as informações deverão ser verdadeiras, sob pena de indeferimento do pedido e ressarcimento ao Inep, no valor da inscrição.

Agora que você aprendeu à Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018 basta realizá-la e continuar os estudos para mandar bem nas provas deste ano!

Como pedir isenção da taxa nas inscrições do Enem 2018
5 (100%) 4 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!