Enem AprovaENEM

Cronograma de estudos da prova Enem: Baixe o seu aqui

O Enem e uma das provas mais concorridas e que tiram o sossego de muita gente, então vamos fazer um Cronograma de estudos da prova Enem. Só a palavra Enem já causa arrepios nos candidatos que estão se preparando para a prova.

Cronograma de estudos

Mas é aí que está o maior segredo para se dar bem neste tipo de “competição que é o Enem”, a preparação.

Cronograma de estudos

Estudar para o Enem não é uma coisa fácil para todos os participantes, alguns não têm paciência para montar um Cronograma de estudos. (baixe o sue aqui.Outra não tem gosto pela coisa e outras simplesmente têm preguiça. Mesmo assim, ninguém se atreveria a dizer que não é necessário estudar para passar em um exame tão concorrido como o Enem.

planilha de estudos

Pensando nisso, você já pensou em como organizar seus estudos com um Cronograma de estudos? Já que tem tanta coisa para estudar, cada matéria do Enem tem os seus detalhes e as suas dificuldades e, como tem muita matéria ao todo, é fácil se sentir perdido.

Mas saber organizar os estudos é a melhor forma de conseguir estudar tudo a tempo dos exames como o Enem, sem se estressar e sem ter que ficar na correria (e estudar na correria pode fazer com que você acabe não estudando direito).

Por isso, que tal algumas dicas para organizar seus estudos para o Enem com um Cronograma de estudos?

1: Tenha uma agenda. Talvez você ache essa dica até um exagero, mas na realidade, ela pode ser uma das principais formas de você conseguir se organizar. Ter um local para colocar o que você fará em cada horário do seu dia irá deixar a coisa mais séria, e você se sentirá obrigado a cumprir os horários organizados porque você sabe que eles estão organizados de forma a fazer com que você consiga estudar de tudo um pouco para o Enem.

2: Por isso, programe-se para que em cada dia (pode ser durante o dia todo ou em apenas meio período, dependendo da matéria da prova), você estude uma matéria, faça exercícios dela e tire todas as dúvidas.

3: Tenha um local certo para estudar para as provas do Enem. A melhor opção de local para estudar é aquele que seja calmo, tranquilo, silencioso, confortável e bem iluminado para você. Desta forma, você conseguirá se concentrar apenas nos estudos e não no barulho da TV da sala que sua mãe está assistindo ou no banquinho que está te causando dor nas costas.

4: Tire tempo para se alimentar. Ninguém sobrevive só de estudos e ninguém aqui consegue fazer fotossíntese e ficar sem se alimentar pela boca. A alimentação é parte essencial de qualquer estudante porque é através dela que ele conseguirá a energia necessária para quebrar a cabeça nos estudos da prova – sem energia, ninguém funciona.

Organize seu material do Enem

5: Organize seu material de estudo do Enem. Ter um bom material de estudo é muito importante, afinal, você tem que estudar através de um material que seja de confiança. Se você está fazendo um cursinho ou tem o material de estudo como a Apostila Enem 2018 como guia, ótimo! Caso contrário, escolha bem por onde irá estudar. Além disso, tenha um caderno matérias certo para fazer suas anotações, os exercícios, os resumos e as dúvidas – e divida-o por matéria, assim, quando você precisar procurar alguma informação sobre a prova Enem, será mais fácil encontrá-la.

6: Estude mais o que você sabe menos. É claro que todo mundo tem uma matéria preferida e uma que mais odeia, e normalmente, temos mais facilidade em nossa matéria preferida e mais dificuldade naquela que mais odiamos como a redação do Enem. Por isso, a dica é que você se dedique ainda mais nas matérias que você menos gosta e que você tem mais dificuldade, assim, ela não te impedirá de passar no Enem.

7: Leia muito sobre as matérias do Enem. Ter o hábito de ler diariamente irá treinar a sua leitura e a sua interpretação de textos – algo muito importante na hora de ler as questões e os textos do Enem e anterior.

8: Conseguir ler mais rápido e entender o que está lendo, além de ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo, pode fazer toda a diferença na prova Enem.

9: Escreva redações com frequência. Todos os exames têm redações dissertativas que devem ser escritas com uma letra legível, com um excelente raciocínio e um bom conteúdo do Enem. Você só conseguirá escrever redações assim se treinar sempre.

Tire tempo para descansar. Ninguém consegue se manter alerta e entender tudo o que está estudando para o Enem se estiver cansado e esgotado.

O estresse atrapalha tudo nesta vida, por isso, determine bem a hora de ir dormir e de descansar, para que no dia seguinte, você esteja inteiro novamente. Imponha limites a si mesmo e não estude além daquilo que você “suportaria”. Refaça provas de anos anteriores e simulados do Enem.

A melhor forma de ficar por dentro da estrutura de um determinado exame como o Enem é por refazer as provas Enem de anos anteriores.

Então se organize para, pelo menos uma ou duas vezes por semana (ou até mais, depende de você), fazer simulados do Enem. Assim, você já consegue ter uma noção se está fazendo um Cronograma de estudos da maneira correta.

Adquira agora mesmo a Apostila Enem 2018 AQUI!

 

Cronograma de estudos da prova Enem: Baixe o seu aqui
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário