Enem 2017 AprovaENEM

Dia da prova do Enem 2017

O Ministério da Educação –MEC, fez muitas mudanças para a edição do Enem deste ano, o Enem 2017. Algumas delas foram estabelecidas com base na consulta pública sobre o exame que foi realizado entre janeiro e fevereiro deste ano. Dentre as principais mudanças estão o Dia da prova do Enem, o novo modelo do caderno de provas (que agora será personalizado com o nome e dados do candidato), e a perda da possibilidade de conseguir obter a certificação do ensino médio através da prova.

Dia da prova do Enem

Dia da prova do Enem

Dia da prova do Enem

Essa função agora passará a ser exclusivamente de outro exame, o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A partir deste ano, o exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro. Até a última edição do exame, em 2016, as provas eram aplicadas em um único fim de semana (sábado e domingo) com a duração de até 5h30.

A mudança do Dia da prova do Enem não prejudica os candidatos sabatistas, ao contrario, a alteração normaliza a aplicação para estes candidatos do exame, que normalmente teriam que esperar até as 19hr do sábado para iniciarem a prova.

Segundo dados do MEC, na edição passada do exame, os candidatos sabatistas geraram um gasto de cerca de R$646 mil, ou seja, a mudança representa um importante corte no gasto de recursos da prova.

Alteração no Dia da prova do Enem e ordem das provas

Além da mudança no Dia da prova do Enem, a ordem das provas também terá alteração. No primeiro dia da prova do Enem (domingo dia 5), serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e a prova de redação, totalizando 5h30 de prova.

Já no segundo dia (domingo dia 12), serão aplicadas as seguintes provas: Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza, sendo 4h30 de duração do exame.

Consulta pública para o Dia da prova do Enem

Todas as mudanças que foram feitas no Enem 2017, tiveram como base uma consulta pública realizada entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Nessa consulta, foram feitas três perguntas sobre a aplicação do exame, e o Dia da prova do Enem, ao todo, 600 mil pessoas participaram.

De acordo com os dados do Mec, 63% das pessoas votaram para que a data da realização das provas do Enem fosse mantido em dois dias, destes, 42% votaram para que a prova acontecesse em dois domingos seguidos (existia a opção do exame ser aplicado em um dia somente, neste caso a prova teria 100 questões apenas).

A terceira questão era se os candidatos concordavam na prova ser realizada virtualmente, 70% dos participantes rejeitaram essa possibilidade.

Outras mudanças no Dia da prova do Enem

Além da mudança no Dia da prova do Enem, outras mudanças serão efetuadas na edição deste ano do exame. A principal mudança, e talvez a mais polêmica, é a de que o exame perdeu a função de certificador do ensino médio.

Agora, os estudantes que tem a intenção de conseguir o certificado do ensino médio terão que recorrer ao Encceja. Outra mudança significativa tem relação com a busca por mais segurança na realização das provas, a partir deste ano os cadernos de prova serão personalizados com o nome e os dados de cada candidato.

Além da mudança no Dia da prova do Enem, que passará a ser realizado em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro), a ordem das provas também serão alteradas. O resultado individual esta previsto para ser liberado no dia 19 de janeiro, de acordo com o edital.

Vale lembrar que o resultado do Enem por escola, que divulgava as medias das notas dos estudantes separados pela escola que estudavam não vai mais acontecer.

Apostila Enem 2017

Dia da prova do Enem 2017
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário