Encceja Gabriel Kaezer

Encceja 2017 Informações sobre Cronograma

O MEC (Ministério da Educação) divulgou dia 26 (segunda-feira) o Cronograma Encceja 2017 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Encceja 2017

Encceja 2017

“O principal motivo de mudança é que o Enem, na sua estrutura, não é um exame para certificação de ensino médio. Ele se classifica muito mais como um exame de acesso para o ensino superior.”,alegou a presidente do Inep (InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini.

Encceja 2017 Edital

O edital Oficial do Encceja 2017 será publicado no dia 24 de julho de 2017, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Até o ano passado este certificado era obtido através do Enem(Exame Nacional do Ensino Médio), porém o Inep informou que menos de 10% dos estudantes conseguiam a aprovação do certificado.

Encceja 2017 Inscrições

Segundo o Cronograma Encceja 2017 as inscrições para a prova do Encceja 2017 poderão ser feitas no site do Inep a partir do dia 07 de agosto até o dia 18 de agosto de 2017. Poderão fazer a prova indivíduos a partir de 15 anos para tentar o diploma do ensino fundamental, e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

Encceja 2017 Documentação

O candidato deverá informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número da sua Carteira de Identidade. No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do CPF do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

Apostila ENCCEJA ENSINO MEDIO

Conteúdo cobrado nas provas Encceja 2017

O Encceja 2017 é uma prova de mesma competência do Enem, entretanto abrange menos disciplinas, além de ser mais compacta. A prova, segundo o cronograma do Encceja 2017, abrange as seguintes áreas de conhecimento para o Ensino Médio e Ensino Fundamental:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;Matemática e suas Tecnologias;Ciências Humanas e suas Tecnologias;Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas do Encceja 2017 serão aplicadas no período da manhã e da tarde para todos os interessados inclusive pessoas privadas de liberdade e moradores do exterior, serão quatro modalidades de aplicação:

“A estrutura da prova obedece às mesmas bases do Enem, mas é uma prova menor. Em vez de 45 questões, ela tem 30.”, alegouFini. É preciso alcançar uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na prova de redação para obter o certificado, o que corresponde a uma taxa de 50% de acertos em cada área.

 Cronograma Encceja 2017:No exterior

Quem vai ficar responsável pela coordenação do Encceja 2017 no exterior vãoser as próprias embaixadas, o que é uma novidade este ano.

As provas do Encceja, segundo o Cronograma Encceja 2017,serão aplicadas no dia 08 de outubro de 2017, ou seja, o estudante também vai ter a oportunidade de fazer o Enem 2017 para tentar uma vaga na Universidade.

Quem poderá receber o certificado no Encceja

Para obter o Certificado do Ensino Médio e Ensino Fundamental é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade no dia da prova do Encceja. Candidatos com mais de 18 anos que não têm o certificado do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

Encceja 2017 Formação por partes

Quem não passar em todas as disciplinas pode pegar o certificado de proficiência, uma certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo Encceja,e tentar apenas as matérias restantes no ano seguinte, assim como era no Enem.

Preparando-se para as provas do Encceja

A preparação para o Encceja 2017 é a mesma que o Enem segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ou seja, você pode estudar para as duas provas ao mesmo tempo.

Confira as datas do Encceja:

Encceja Nacional

Inscrições: 7 a 18 de agosto Aplicação: 8 de outubro

Locais de prova: 564 locais distribuídos em todas os Estados brasileiros

 

Encceja Nacional para pessoas privadas de liberdade:

Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto

Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro

Aplicação: 24 e 25 de outubro

 

Encceja Exterior:

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 10 de setembro

Locais de prova do encceja 2017: Estados Unidos (Boston e Nova Ior que), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

 

Encceja Exterior para pessoas privadas de liberdade:

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 11 a 22 de setembro

Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

Apostila Enem 2017

Encceja 2017 Informações sobre Cronograma
5 (100%) 195 votes

Sobre o autor | Website

Gabriel Kaezer. Redator do site Aprova Enem. Estudante de Artes e Design e Ciências Humanas. Amante de livros, pinturas e dança. Espero ajudar a todos com as informações que compartilhar aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários