Encceja Gabriel Kaezer

10 perguntas sobre o Encceja Ensino Médio e fundamental

10 perguntas para esclarecer suas dúvidas sobre o Encceja Ensino Médio

Encceja Ensino Médio

Como funciona o sistema de certificação do Encceja Ensino Médio?

O Exame libera a emissão da Declaração de Proficiência, um certificado parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir uma ou mais disciplinas nas áreas avaliadas pelo Encceja Ensino Médio. Também há o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O participante poderá requerer o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja Nacional, para fins de certificação. É necessário que o participante apresente a Declaração de Proficiência à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de uma ou mais disciplinas.

Qual é a idade mínima para pleitear a certificação?

Para pleitear a certificação, o participante deverá ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

Existe alguma taxa para inscrição e participação no Exame?

Não. O exame é gratuito e de participação voluntária para ensino médio e fundamental.

Onde posso encontrar material de estudo para o Encceja?

Você pode encontrar um ótimo material de estudo para o Encceja nas Apostilas Opção. Basta clicar no banner a seguir para encontrar o melhor material de estudo do Apostila – ENCCEJA – ENSINO MÉDIO – ENCCEJA ENSINO FUNDAMENTAL

Apostila ENCCEJA ENSINO MEDIO

Quais são os documentos obrigatórios para efetuar a inscrição no Encceja ensino médio?

Para realizar a inscrição no Encceja Nacional, o interessado deverá informar o número do seu CPF e o número do seu Documento de Identidade.

Diploma do Ensino Médio Encceja: Fácil e acessível

No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas, o Responsável Pedagógico deverá informar, no ato da inscrição, o número do CPF, do Documento de Identidade ou do Número de Identificação Interna do interessado, documentos obrigatórios para a realização da inscrição do Encceja.

Áreas de conhecimento avaliadas no Encceja Ensino Médio Nacional?

Para a certificação do Encceja Ensino Médio, são estruturadas:

Quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha nas seguintes áreas de conhecimento:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias; Compreende as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia.

Além de uma proposta de Redação.

Encceja 2018

Como se inscrever no Encceja Ensino Médio Exterior?

As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente, via internet, no portal do Encceja para residentes no exterior, nas datas constituídas em editais publicados pelo Inep, a cada edição do Exame. As inscrições do Encceja começaram as 10h do dia 16 de abril até às 23h59 do dia 27 de abril.

As informações acima se referem ao Encceja Nacional. Editais específicos serão lançados para a realização do exame por pessoas em privação de liberdade (Encceja PPL) e para a aplicação da prova no exterior.

O interessado em se inscrever no Encceja Exterior deverá realizar o preenchimento on-line do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição no Encceja.

Qual é a idade mínima para certificação de conclusão do Ensino Médio com utilização dos resultados do Encceja Exterior?

Para requerer a certificação para conclusão do Encceja Ensino Médio, o interessado deverá ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

Pontuação mínima do participante nas provas objetivas e de redação do Encceja Ensino Médio?

Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante do Encceja deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Encceja, no mínimo, 100.

A prova de Redação do Encceja será aplicada junto da prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deve obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial do Encceja Ensino Médio na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias o candidato deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva no Encceja assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do Encceja.

Como acessar os resultados do participante do Encceja?

Os participantes encceja poderão acessar o resultado consultando o portal de divulgação de resultados do Encceja Ensino Médio utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição do Encceja.

No caso de participantes do Encceja PPL, os Responsáveis Pedagógicos poderão acessar os resultados dos participantes de suas respectivas Unidades Prisionais ou Socioeducativas, mediante a inserção da senha pessoal no portal de divulgação de resultados para participantes privados de liberdade. Editais específicos serão lançados para a realização do exame por pessoas em privação de liberdade (Encceja PPL) e para a aplicação da prova no exterior

.Depois de decretada sua liberdade, os participantes também poderão acessar seus resultados individuais por meio da página do Inep. A senha de acesso poderá ser obtida por meio de recuperação de senha no sistema de inscrição.

 

10 perguntas sobre o Encceja Ensino Médio e fundamental
3.7 (73.33%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Gabriel Kaezer. Redator do site Aprova Enem. Estudante de Artes e Design e Ciências Humanas. Amante de livros, pinturas e dança. Espero ajudar a todos com as informações que compartilhar aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!