Enem 2019 aprova

Enem 2017 aumenta rigor nos pedidos de isenção da taxa

Enem 2017 aumenta rigor nos pedidos de isenção da taxa: A inscrição vai se tornar mais difícil para candidatos que pedir a Isenção do Enem 2017. De acordo com o Edital lançado no dia 10 de abril, os estudantes que tem direito a isenção por serem de família de baixa renda ou ser cadastrada no sistema de benefícios (CadÚnico), precisarão inserir mais documentação para a comprovação de sua renda.

Enem 2017 aumenta rigor nos pedidos de isenção da taxa

Segundo o MEC a comprovação a partir do Enem 2017 ficará mais completa, com o intuito de combater fraudes por partes dos estudantes. Segundo o Ministério da Educação os candidatos fazem uso indevido do recurso, já que maioria tem uma renda elevada e está ferramenta é destinada a alunos com rendas inferiores.

Enem 2017 aumenta rigor nos pedidos de isenção da taxa

Dos 8,6 milhões de candidatos 77% são isentos, ou seja, apenas 2 milhões são pagantes, isso de acordo com os dados de 2016.  Ao todo são 23% pagantes, 18% isentos, pois estudam em escolas públicas e 59% dos candidatos se declaram de baixa renda.

Critérios para a Isenção do Enem 2017

Há quatro critérios para conseguir a isenção do Enem 2017 isto de acordo com o Ministério da Educação:

isenção da taxa

Estudantes concluintes da rede pública: Estes estudantes seguem sendo isentos automaticamente após a inserção do nome da escola em que estuda na inscrição. Estes candidatos devem estar matriculados no ultimo ano do ensino médio para que seja concedido este beneficio.

Candidatos que se encaixam na Lei 12.799 de 2013: A lei informa que as instituições têm que isentar candidatos da taxa de inscrição desde que eles estudam em escolas públicas ou particulares com bolsa integral e que participam de famílias com renda per capita de um salário mínimo e meio. O candidato tem que fazer parte das duas categorias e não apenas de uma.

Candidatos com Inscrição no CadÚnico: O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) . Este é um sistema de identificação de famílias de baixa renda em nosso país. A partir do Enem 2017 alunos que fazem parte deste quadro poderão participar da isenção da taxa, o aluno terá que se identificar com o número do NIS no ato da inscrição. O sistema identificará se o candidato está cadastrado ou não automaticamente.

Candidatos de baixa renda sem fazer parte do CadÚnico:  A inscrição no CadÚnico não é obrigatório para estudantes de baixa renda. Os alunos poderão se encaixar na lei 6.135 de 2007, onde diz que família com renda per capita de até um salário mínimo e meio e família com uma renda mensal de até três salários mínimos podem ser isentos da taxa de Inscrição do Enem 2017.

Mudanças do Enem 2017

No dia 10 de abril, foi lançado o Edital do Enem 2017, onde informa algumas mudanças para este ano. A principal mudança foi os dias das provas, onde não será mais aplicado em um final de semana (sábado e domingo), mas sim em dois domingos seguidos. As provas do Enem 2017 serão aplicadas no dia 05 e 12 de novembro. Algumas mudanças:

  • No primeiro domingo terá Linguagens, Código Ciências humanas e suas tecnologias e redação, com cinco horas e meia para a resolução.
  • No segundo dia serão aplicadas Matemática e Ciências da natureza e suas tecnologias, o candidato terá quatro horas e meia para resolução da prova.
  • Os cadernos serão personalizados com o nome e número de inscrição do candidato, será assim também no cartão resposta.
  • Candidatos inscritos no CadÚnico passam a ser isentos da taxa de inscrição.
  • Não terá mais ranking por escolas através do Enem 2017
  • Enem não emitirá mais o certificado do ensino médio
  • Isentos do pagamento que não comparecer na prova, perde o direito da isenção no ano seguinte se a falta não for justificada.

A solicitação do tempo adicional deverá ser feito no ato da inscrição e não mais no dia da prova.

ENEM 2017
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM (4 Volumes)
ENEM 2017-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM (4 Volumes)

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.