Enem AprovaENEM

Matérias para estudar para o Enem

Matérias para estudar para o Enem. A maior duvida de quem vai fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é: Qual matéria deve estudar para a prova Enem?

Matérias para estudar para o Enem

estudar para o Enem

Toda a matéria para estudar para o Enem que será cobrada no exame esta sintetizada em questões Enem

(mais a redação da prova Enem), divida entre quatro grandes áreas de conhecimento de estudar para a prova Enem com as matérias que mais caem no Enem: Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Para priorizar seus estudos e te colocar mais perto da vaga na universidade desejada, – com base no que foi cobrado no Enem nos últimos três anos – confira quais matérias que mais caem no Enem e você deve prestar mais atenção na hora de estudar para o Enem.

Ciências humanas e suas tecnologias:

Os temas que podem cair na prova do Enem são muito abrangentes. Vamos ao o que mais cai no Enem

Conteúdos que mais caem no Enem – Geografia
O Exame Nacional do Ensino Médio costuma basear as questões do Enem em aspectos que envolvem o Brasil: estrutura fundiária, mundo rural, agricultura brasileira, modernização agrícola, lixo nas grandes cidades, saúde pública. São matérias que caem no Enem.

Temas sociais também são muito cotados para aparecer nas questões do Enem, como: violência, conflitos por terra, crescimento populacional, problemas socioambientais, investimentos da China, Bric. Alem de geografia física, relevo, coordenadas, escalas, tipos de rochas, processos erosivos.

Matérias que caem no Enem de História

Em história, costumam ser cobrados assuntos como: movimento operário e suas lutas, revolução industrial, mundo antigo, colonização brasileira, período regencial, república e democracia, revolução francesa, absolutismo, revolução constitucionalista de 1932, modelo desenvolvimentista, ditadura, política do café com leite, povos indígenas. Vale lembrar que o Enem cobra mais História do Brasil do que História Geral.

Filosofia e sociologia

A prova ENEM vem cobrando conceitos fundamentais, o que mostra que é necessário ter total domínio dos temas que mais caem no Enem. Caem temas como: cidadania, preconceito, economia capitalista, degradação da natureza, ética e política, globalização, corrupção, e a importância da internet atualmente.

Matemática no Enem e suas tecnologias no Enem:

Essa é a prova Enem mais temida pelos alunos. São questões sobre a disciplina, apresentadas sobre vários níveis de dificuldade.

Assuntos de matemática que mais caem no Enem

Essa é uma prova muito mais de aplicação de conhecimentos específicos, do que de interpretação. Normalmente são cobrados: funções de 1º e 2º graus, progressão aritmética e geométrica, estatística, porcentagem, grandeza proporcional, equações de 1º e 2º graus, trigonometria (triangulo retângulo e semelhança de triângulos), área de figuras planas/prismas, cilindros, cones e esferas, analise combinatória e probabilidade.

Linguagens, códigos e suas tecnologias no Enem:

Na prova do Enem de linguagens, a habilidade mais importante e a mais abordada, é sem duvidas, a boa capacidade de interpretação de texto e leitura. Costumam ser assuntos mais cobrados no Enem: o novo acordo ortográfico, gramática, tempos verbais, formação de advérbios, figuras de linguagem, ambigüidade, intertextualidade, síntese e resumo e gêneros textuais.

Literatura no Enem

É necessário que o candidato saiba relacionar os movimentos da literatura, com seus equivalentes em outras artes. Essas questões costumam trazer obras de artistas plásticos do modernismo e das vanguardas européia. É importante pesquisar esses movimentos.

Línguas estrangeiras na prova do Enem

O idioma da prova Enem de língua estrangeira é escolhido pelo candidato na hora da inscrição (inglês ou espanhol). A prova em si, é basicamente questões de interpretação de texto.

Redação Enem

Como o tema da redação do Enem é mantido em segredo, e você só saberá quando estiver com a prova na mão, o ideal é que você se mantenha informado. Leia revistas, artigos e jornais. É preciso estar antenado e acompanhar as noticias que fazem parte do cotidiano do Brasil e do mundo.

Enem: Ciências da Natureza e suas tecnologias:

Física no Enem

A dica é: estude bastante os tópicos relacionados a mecânica, energia e eletricidade. O Enem preza por conteúdos que tenham relação com o dia-a-dia do estudante. É muito comum caírem questões que envolvem contas de energia elétrica relacionando a energia consumida com a potência de aparelhos, utilização e propagação de ondas eletromagnéticas e hidrostáticas, energia térmica. Temas como: transformações de energia, mecânica newtoniana, termo física, fenômenos ondulatórios (reflexão e refração), caem bastante na prova.

Química o que estudar para o Enem

O candidato deve se preparar com todas as ferramentas necessárias – conteúdo, interpretação, contextualização e cálculos – geralmente, caem temas como estequiometria e termoquímica. Em química orgânica, é fundamental saber fazer o reconhecimento das funções orgânicas. É provável que apareça nomenclatura (oficial e usual), formulação orgânicas, isomeria, reações orgânicas, acidez, neutralidade ou alcalinidade.

estudar para o Enem Biologia

O Enem costuma cobrar os temas que mais caem no Enem de biologia em assuntos do cotidiano, o tema mais cobrado é ecologia, seguido por evolução, fisiologia humana, genética e biotecnologia. O candidato também pode encontrar questões sobre patologias, então, vale estudar o funcionamento dos vírus e bactérias (formas de combate e prevenção), e sobre parasitoses (ciclo de vida dos parasitas e profilaxias).

Matérias para estudar para o Enem
5 (100%) 4 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário