Enem AprovaENEM

Fique atento ao Local da Prova do Enem

Após realizar a inscrição na pagina do participante Enem, o cartão confirmação deve mostrar qual será o Local da Prova do Enem escolhido por cada participante Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já trabalhou com o Ministério da Educação (MEC) para organizar as datas e os locais onde será realizada a aplicação do Enem 2018.

Fique atento ao Local da Prova do Enem

Fique atento ao Local da Prova do Enem

Como já foram divulgados nos editais, junto com todas as regras, deveres e direitos de todos os participantes, uma dessas obrigações é a escolha do local da prova Enem que deve ser escolhida durante a inscrição na pagina do participante Enem.

Quem escolhe o local da prova do Enem é o candidato

Depois de muitos anos tendo problemas com o fato de muitos alunos terem que viajar ou até mesmo ficarem alocados para realizar a prova muito longe de suas residências, a escolha do local da prova do Enem quem decide é o candidato. Ao acessar a pagina do participante Enem no site oficial do Inep com os documentos pessoais em mãos, o candidato consegue realizar a sua inscrição para fazer a prova Enem.

Nesse momento, o participante Enem precisa escolher qual o município e em que local da prova do Enem ele quer realizar o exame. Basta que o aluno digite o próprio nome do estado e do município.

O MEC é responsável por selecionar cidades que sejam estratégicas dentro da microrregião de cada estado. Mas tudo está de acordo com as capacidades de cada cidade, tanto em relação a quantidade de candidatos, quanto ao número de participantes em cada dia da prova Enem.

Confirmação do endereço da prova Enem

Agora na pagina do participante Enem o candidato já terá acesso ao endereço do local da prova, que saíra no cartão de confirmação. Porém esse cartão de confirmação deve estar disponível apenas pouco tempo antes da prova Enem, por volta do mês de Outubro. Mas é possível acessar os dados da inscrição através da página do participante no portal do Inep, basta fazer login.

No cartão é possível ter acesso ao endereço completo do local da prova do Enem, além do nome da instituição onde será realizado o exame. O cartão ainda possui nome completo do candidato, número da inscrição, data e horário das provas. A indicação de algum tipo de atendimento diferenciado também pode ser apresentado no cartão de confirmação, disponível na pagina do participante como língua estrangeira, por exemplo.

O cartão deve ser levado no dia da prova Enem?

Não. A apresentação do cartão embora não seja obrigatória, serve como documento de orientação para os candidatos. Porém o aluno deve levar um documento com foto original para se identificar durante a aplicação do exame. Os documentos aceitos são:

  • RG
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passaporte
  • Carteira de Trabalho
  • Certificado de Reservista
  • Certificado de Dispensa de Incorporação.

Passo a passo para acessar o Cartão de Confirmação

O local da prova do Enem pode ser acessado através do portal do Inep depois de realizado a inscrição da prova. Basta ir até a página do participante ((AQUI)) e informar o CPF e senha que terá sido cadastrada durante a inscrição.

Assim que entrar na página do participante já será possível visualizar o local da prova do Enem do candidato. Saber acessar esse cartão é importante para se manter informado e conseguir se planejar para chegar no horário correto ao local da prova Enem.

Nos dias das provas Enem, os portões serão fechados às 13h em ponto. Utilize aplicativos de geolocalização para não se perder no dia da prova, saia de casa com bastante antecedência, se possível até vá ao local da prova dias antes, principalmente se você faz uso de transporte publico, dessa forma você consegue calcular mais ou menos qual será o tempo que levará para chegar até o local da prova do Enem.

Fique atento ao Local da Prova do Enem
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário