Matérias do Enem Enem aprova

Matérias que mais caem no ENEM 2019

Matérias que mais caem no ENEM 2019 existem alguns que sempre caem e outros que aparecem com muita frequência, e é sobre esses assuntos que vamos falar hoje! As matérias que mais caem na prova no Enem.

Que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o evento mais comentado por estudantes do Brasil inteiro, todos nós sabemos. Mas o que muitos não sabem, é que em meio à longa lista de Matérias que mais caem no ENEM 2019 existem alguns que sempre caem e outros que aparecem com muita frequência, e é sobre esses assuntos que vamos falar hoje! As matérias que mais caem na prova no Enem.

Matérias que mais caem no ENEM

Matérias que mais caem no ENEM

O ENEM é uma prova multidisciplinar que avalia os conhecimentos aprendidos durante todo o Ensino Médio. Levando em consideração que o Ensino Médio dura 3 anos (pode durar até 4 anos em escolas federais), são muitas matérias que podem aparecer na prova do ENEM, tornando o ano de preparação para a prova extremamente corrido e cansativo.

Existem algumas matérias que mais caem no Enem, matérias que caem no enem que sempre marcam presença na prova, e estudando-os fica mais fácil diminuir a pesada carga de estudos e ainda garantir uma excelente nota no ENEM.

  • Quais as Matérias que mais caem no ENEM?

Como dissemos, existem algumas matérias do Enem que de maneira recorrente aparecem na prova do ENEM, portanto, separamos abaixo uma lista das Matérias que mais caem no ENEM dividido por área do conhecimento:

1º domingo de prova:

– Linguagens e Códigos:

1) Língua Portuguesa: Interpretação de texto; análise do discurso; coesão e coerência; gênero e tipo textual; função da linguagem; norma culta x norma popular; aspectos semânticos e gramaticais.

2) Língua Estrangeira: Interpretação de texto; análise de textos verbais e não verbais, como charges, tirinhas, propagandas; interpretação de músicas e poemas.

3) Literatura brasileira:Escolas literárias; gêneros literários.

4) Artes e educação física: Esportes tradicionais brasileiros e suas regras; teatro; dança; folclore.

– Ciências Humanas:

1) História:História Antiga (Grécia e Roma); Patrimônio material e imaterial; História do Brasil em geral, principalmente Era Vargas e Período da Ditadura; Idade Moderna e Idade Contemporânea.

2) Geografia: Geografia Física; Geografia agrária; Cartografia; Meio ambiente; Geopolítica e economia mundial; Tipos de indústria e tipos de transporte; Fontes de energia; Geografia do Brasil.

3) Filosofia: Período pré-socrático; Surgimento da Filosofia; Filosofia Antiga; Filosofia Moderna; Filosofia Contemporânea; Filosofia Medieval.

4) Sociologia: Ética; Relações de poder na sociedade; Relações de trabalho; Cultura e movimentos sociais.

– Redação:temas que envolvam problemas sociais e recentes do Brasil.

2º domingo de prova:

– Ciências da Natureza:

1) Biologia:Fisiologia Humana e vegetal; Citologia; Histologia Humana; Ecologia e relações ecológicas; Genética; Morfologia Vegetal.

2) Física:Mecânica; Elétrica; Ondulatória; Óptica Geométrica; Termologia.

3) Química: Aspectos físico-químicos; Estudo do átomo; Química Orgânica e reações orgânicas; meio ambiente e impactos ambientais.

– Matemática e suas tecnologias:

1) Geometria Plana; Geometria Espacial; Matemática Financeira (Juros, Porcentagem, Razão e Proporção); Progressão aritmética e Progressão geométrica; Funções e seus tipos; Estatística; Probabilidade; Análise Combinatória.

  • Quais assuntos podem aparecer na prova do ENEM 2019?

O ENEM é uma prova que costuma abordar conteúdos recentes, que aconteceram e marcaram a situação do Brasil e do povo brasileiro nos últimos 3 anos de cada prova do ENEM.

É muito comum também que a prova do ENEM aborde aniversário de datas históricas, como os 130 anos da Lei Auréa (2018). Portanto, separamos aqui alguns eventos importantes que comemoraram um aniversário importante no ano de 2018 e na edição passada não apareceram, mas podem aparecer no dia da prova do ENEM 2019:

– 130 anos da Lei Auréa;

– 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial;

– 100 anos do nascimento de Nelson Mandela (principal ativista e líder da África e contra a segregação racial);

– 110 anos da imigração japonesa;

– 70 anos da criação do Estado de Israel;

– 70 anos da Indepedência da Coreia do Norte;

– 50 anos da morte de Martin Luther King (ativista político que lutava pelos direitos civis dos negros nos EUA);

– 50 anos da guerra do Vietnã;

– 50 anos da revolta de Maio de 1968 na França (movimento de protesto feito pelos jovens que provocou mudanças na sociedade francesa);

– 50 anos da Primavera de Praga;

– 30 anos da Constituição de 1988;

– 30 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS);

Esses são alguns aniversários que podem vir a aparecer na prova do ENEM 2019. Além disso, um evento super atual que marcou profundamente a história do Brasil nos últimos dias foi a tragédia em Brumadinho – MG.

Assim como aconteceu em Mariana – MG, essa tragédia destruiu uma cidade e acabou com vidas humanas e animais, sem contar com a destruição ambiental e do Rio Paraopeba que abastece inúmeras cidades mineiras. Pode ser que o ENEM 2019 volte a tratar da tragédia de Mariana ou trate até mesmo da questão de Brumadinho e dos impactos que o rompimento da barragem pode trazer.

A prova do ENEM é extremamente voltada para situações nacionais e atuais, portanto, vale dar uma lida nas questões que antecedem o ano de aplicação do ENEM 2019.

Agora você já sabe quais as Matérias podem cair no ENEM 2019,portanto, mãos a obra para garantir uma ótima nota e assim conquistar a tão sonhada vaga na faculdade!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.