Enem Gabriel Kaezer

Nome social Enem: Informações sobre seu uso no Enem

Dia 28 de maio a 3 de junho de 2018 é o prazo para o pedido de Nome social Enem para travestis e pessoas transexuais. Mas este ainda é um tema atual e um tanto quanto delicado.

nome social Enem

Nome social Enem: Como conseguir

Para os participantes que vão usar em usar o nome social na prova Enem, é preciso primeiro fazer sua inscrição com o nome de registro. Depois há um prazo para o participante pedir o uso do nome social no Enem.

O primeiro passo é acessar a Página do Participante, com CPF e senha, e depois completar os campos disponíveis para essa alteração. Pede-se alguns documentos como fotografia nítida, atual, colorida, com fundo branco e sem nenhum tipo de acessório, que enquadre da cabeça aos ombros, além de cópia digitalizada de um documento de identificação social. Pode-se usar o cartão do SUS, que pode ser usado com o nome social.

O segundo passo é imprimir um formulário que está disponível no próprio site do INEP, preencher e assinar, e então digitalizar e anexar o formulário. Os formatos aceitos são PDF, PNG ou JPG.

Em casos de reprovação da solicitação, o candidato será avisado por e-mail, com prazo de até três dias para reenviar novamente os documentos necessários para o Inep,  o prazo para solicitação de uso do nome social é de 28 de maio a 3 de junho de 2018.

Nome social Enem 2018: Atendimento

Participantes na prova Enem de 2017 muitas pessoas pediram o Nome social Enem. O atendimento é ótimo e respeitoso (na maioria dos casos). Porém ainda há muito o que melhorar. Houveram casos em que os participantes não foram respeitados pelos seus devidos nomes. E casos em que tiveram que entrar em banheiros que não estavam de acordo com seu gênero.

Nome social Enem: Folha do nome social

Em apenas um lugar você assina seu nome social, na própria folha do nome social. Nas demais você é obrigado a assinar seu nome de registro, o que é extremamente desconfortável para pessoas trans e travestis. Além disso não há a possibilidade de se identificar como não-binário, o que é limitante para participantes deste gênero.

 

Nome social Enem: Informações sobre seu uso no Enem
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Gabriel Kaezer. Redator do site Aprova Enem. Estudante de Artes e Design e Ciências Humanas. Amante de livros, pinturas e dança. Espero ajudar a todos com as informações que compartilhar aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!