Enem AprovaENEM

Nota do Enem 2018 como funciona

Em nosso artigo de hoje você vai entender como funciona a Nota do Enem 2018, confira todos os detalhes.

Nota do Enem 2018

Para entender como funciona a nota do ENEM 2018 você deve pensar em uma régua, uma régua que vai medir o conhecimento de cada pessoa.

Vamos imaginar que o meio dessa régua marque o número 500! Quem conseguir atingir a metade da régua está na média, sendo assim, a nota 500 representa que você teve uma nota muito parecida com a maioria das pessoas.

Nota do Enem 2018

Nota do enem qual a media

E claro, devemos considerar que temos números abaixo dos 500 (400, 300) e número acimas (600, 700), o intervalo entre as notas é sempre de 100 pontos. Sendo, assim a cada 100 pontos você vai estar acima ou abaixo da média de 500 pontos.

Nota do enem como calcular

Poderia ser simples assim, mas não para por aí! Vamos imaginar que na régua são colocadas todas as questões, cada questão tem o seu grau de dificuldade, sendo assim, cada questão vai ter o seu lugar dentro da régua.

Podemos considerar que as questões mais fáceis estão abaixo de 500, as questões médias estão beirando os 500, e as questões altas estão ultrapassando os 500. Conforme você for fazendo a prova, cada resposta vai ir demostrando o seu grau de conhecimento.

Quando a nota do enem considerada boa.

Por exemplo, vamos supor que o seu grau de conhecimento em português é 600, é esperado que você acerte todas as questões abaixo de 600, e erre ou tenha dificuldade na maioria das questões acima dos 600.

Para a prova o MEC seleciona cerca de 45 perguntas, todas elas estão ali para medir o domínio das competências, das habilidades e dos conteúdos que tiveram no ensino médio!

Lembrando mais uma vez, que há tanto questões fáceis como difíceis. O cálculo final da nota é feito por um método chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item) veja artigo Como é calculada a nota Enem .

Para que cada questão seja colocada na régua que explicamos acima, ela passa por um pré – teste antes do Enem.

Com isso participam escolas de todo país, e alunos recebem o pré teste para testar as questões que podem integrar o ENEM! Claro, milhares de questões são testadas, e 180 saem desse banco para compor o Enem.

A sua nota final vai ser calculada por um computador, que vai considerar a consistência da resposta, por exemplo, você e outra pessoa podem acertas 3 questões de Matemática, e podem ter notas diferentes.

nota do enem calcular media

O que acertou as 3 questões mais fáceis vai ter uma nota maior, porque todo o seu desempenho foi coerente, enquanto alguém que acerta as mais difíceis e erra as mais fáceis vai ver sua nota ser reduzida, porque o sistema vai entender que pode ter sido uma sorte ou chute.

Por fim, a nota do Enem 2018 é dividida em 5 notas, uma para cada área do conhecimento, como: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática, além da redação veja mais em O que cai no ENEM 2018.

Para calcular a nota é usada a metodologia que já mencionamos a TRI. Sendo que a nota da redação é dada pelo sistema tradicional, variando de 0 a 1000.

Gostou de saber como a nota de Enem funciona? Então continue em nosso site e veja como calcular nota do enem online.

Nota do Enem 2018 como funciona
5 (100%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários