Enem aprova

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa no Enem 2018, Mudanças no Novo acordo ortográfico das provas do Enem fique ligado no Aprova Enem para novas dicas sobre o acordo ortográfico 2019.

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa

Nem todas as notas saíram e já tem estudante começando a se preparar para o Enem 2019. Todos nós já sabemos que o Enem é o maior exame nacional do ensino médio, e por esse motivo começar a se preparar e estudar antecipadamente é necessário já que o acordo ortográfico da língua portuguesa 2019 já está em vigor.

O edital para a edição do Enem 2019 já esta disponível, e é ai que começam a surgir as dúvidas dos candidatos e a busca por informações sobre as provas e o novo acordo ortográfico 2019.

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa

A data exata para a liberação do edital do Enem 2019 foi informada, mas segundo as informações liberadas pelo Ministro de educação no mês de março e as inscrições da prova Enem foram abertas em maio de 2019.

Novo acordo ortográfico no Enem 2019

Essa informação vem causando enorme discussão entre os candidatos, pois se as datas do edital já foram liberadas, com as datas para as provas do Enem que aconteçam nos dias 4 e 11 de novembro. Como as regras do edital podem mudar a cada ano, é bom ficar de olho, porque o Novo acordo ortográfico da língua portuguesa 2019 já esta valendo.

O Novo acordo ortográfico entrou em vigor

Uma das maiores mudanças no exame tanto na ultima edição (2016), como na edição deste ano, é a mudança do Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. O acordo foi implantado nos países de língua portuguesa. (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Timor – leste e São Tomé e Príncipe). A fim de unificar a escrita no nosso idioma para nova regra ortográfica.

Nova regra ortográfica

O novo acordo ortográfico 2019 entrou em vigor em já em 2009, porem a data para que ele passasse a ser realmente obrigatório era o dia 1 de Janeiro de 2016, desta forma a partir dessa data, todas as provas e exames, incluindo a prova no Enem, deveriam adequar-se ao acordo ortográfico da língua portuguesa.

Novo acordo no Enem

Essa mudança gerou algumas dúvidas entre os participantes, e até uma certa dificuldade na hora de ser aplicada a nova regra ortográfica, pensando em vocês que vão prestar a prova no Enem 2019. Nós separamos as mudanças que vão surgir com o acordo ortográfico no Enem 2019.

Mudanças no novo acordo ortográfico 2019

A mudança na nova regra ortográfica não foi tão radical para nós brasileiros, quanto foi em outros países de língua portuguesa. Mas não é por isso que não devemos ter cuidado e atenção na hora de escrever, lembre-se: tudo deve ficar dentro das normas, principalmente o que diz respeito ao Enem 2019. Vamos ver o que mudou:

Mudanças no alfabeto do acordo ortográfico Enem

Após a mudança no Novo acordo ortográfico, o alfabeto passou a ter 26 letras (e não 23) como usado antes. As letras K, W e Y, passaram a ser incluídas. Pra nós essa é uma pequena mudança, pois essas letras já eram usadas em algumas palavras de outros idiomas e em abreviações.

O famoso acento diferencial nas provas do Enem

Esse tipo de acento é usado para distinguir palavras de significados diferentes, porem, de escrita igual. Com o novo acordo, ele só vale para o caso do Pôde – Pode (pra diferenciar o verbo poder no passado e no presente) e no caso do Pôr – Por (para diferenciar o verbo da preposição). Em outros casos ele deixa de existir.

O Trema nas provas do Enem 2019 para o acordo ortográfico da língua portuguesa

Você acredita se eu falar que ele não existe mais? Pois é, acabou a dúvida na hora de escrever consequência ou linguiça, por exemplo, o uso do trema em palavras da língua portuguesa foi extinto no Novo acordo ortográfico da língua portuguesa 2019. Mas vale lembrar que, ele ainda existe em nomes próprios estrangeiros.

Ditongos abertos nas provas Enem

Ok. Primeiro vamos relembrar o que é um ditongo: Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só silaba. Ficou na dúvida sobre o Novo acordo ortográfico da língua portuguesa 2019? Então relaxa! Os acentos nos ditongos abertos de palavras paroxítonas (palavras com acentuação na penúltima silaba) também deixaram de existir, agora você não precisa ficar na dúvida. Alguns exemplos: ideia, moreia, europeia, jiboia.

O uso do Hiato no acordo ortográfico 2019

Os acentos circunflexos nos hiatos (sequencia de vogais pertencentes a sílabas diferentes) também foram extintos, como é o caso de enjoo, voo, veem e leem.

Incrível como a maioria dos acentos deixou de existir. Parece mesmo que esse Novo acordo ortográfico veio para ajudar não é?

U e I tônicos para o acordo ortográfico

Em alguns verbos como obliquar, averiguar e apaziguar e em outras palavras com silabas que, qui, gue e gui a letra U deixou de ser acentuada. Já nas palavras paroxítonas que tem a letra U ou I tônicos precedidos por ditongos, os acentos deixam de existir.

hífen nova ortografia segundo o acordo ortográfico

Engana-se quem pensar que usar o hífen é fácil, o caso do hífen é bem mais amplo! Que tal facilitar um pouco? Ele deixou de ser usado nos seguintes casos:

Quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplos: hidroelétrica e autoestrada.

Em todas as palavras que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com R ou S, em casos assim você deve duplicar as consoantes. Como exemplo: minissaia e contrarregra.

Em todo qualquer tipo de locução. Exemplo: dia a dia, cão de guarda.

Isolados este casos o hífen ainda é utilizado no acordo ortográfico 2019.

Acordo ortográfico da língua portuguesa

Essas são as mudanças que aconteceram com o Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. O próximo passo agora é estudar muito, e memorizar essas mudanças pra não fazer feio na prova Enem 2019. Que tal começar a se preparar para o Novo acordo ortográfico no Enem?

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.