Encceja aprova

Prova do Encceja certificado do ensino médio

Prova do Encceja certificado do ensino médio

O Exame Nacional do Ensino Médio anunciou neste ano de 2018, que não haverá mais certificação do ensino médio através das notas do Enem. Onde até a edição passada os candidatos tinham esta opção para concluir os estudos, que por algum motivo não tinham concluído no tempo adequado.

Prova do Encceja certificado do ensino médio

Na edição anterior foi mais de 1 milhão de candidatos que optaram por utilizar a nota do Enem para a conclusão do ensino médio.  Desde o ano de 2009 o Inep dava esta opção aos estudantes.  Apesar do número alto de inscritos para o certificado, são poucos os que conseguiam obter a pontuação mínima.

Como era a certificação através do Enem.

Até o ano passado o candidato utilizava a nota para pegar o certificado do ensino médio ou a declaração de proficiência (quando não tem todas as pontuações necessárias). Para conseguir o certificado o aluno tinha que indicar no ato da inscrição que se beneficiaria deste programa.

O candidato tinha que atingir ao menos 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação. Após isso, bastava ir à unidade certificadora (a mesma que escolheu no ato da inscrição), junto com os documentos necessários para pegar o certificado.

O certificado tinha validade dentro do território brasileiro, podendo ingressar em quais quer Universidade, Podendo também, utilizar outros programas do Governo, como Sisu (Sistema Unificado), para entrar em Universidades Públicas, ProUni para entrar em Universidades Particulares com até 100% de bolsa e Financiamento estudantil (Fies).

O que mudou no certificado ensino médio com a Prova do Encceja?

O Enem a partir deste ano, só emitira a certificação para alunos que estão cursando o ultimo ano do colegial ou já concluíram e tem o interesse entrar na Universidade.

Aos que querem um certificado ensino médio, terá que fazer a Prova do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos).   A Prova do Encceja já é bem conhecida por alunos que concluíram o ensino fundamental ou médio fora do território brasileiro. O Exame só foi alterado este ano porque o ano passado teve uma nova gestão política.

O Governo acredita que com esta mudança, vai ter um aumento de aprovados no número de inscritos, já que a prova é um pouco mais fácil, porém de mesma competência que o Enem.

As inscrições para Prova do Encceja abrirão no segundo semestre do ano e pode ser acessada no portal oficial para inscrições no Exame Nacional, nas datas estabelecidas em editais publicados pelo Inep a cada edição do Exame.

O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento on-line do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição.

A prova será aplicada no fim do ano.

O Exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Prova do Encceja para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Prova do Encceja Para o Ensino Médio (apenas os brasileiros no exterior

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Todos maiores de 18 anos que ainda não concluíram seus estudos por algum motivo.  Com a nota mínima atingida o candidato pode se dirigir até a unidade certificadora para poder pegar o seu certificado. Caso não atinja todas as notas, o aluno também pode pegar a declaração de proficiência e reutilizar as notas para fazer outra prova ou ainda eliminar as matérias na escola em que estuda.

Data da Prova do Encceja

Conheça as datas de publicação dos editais, inscrições e aplicação da Prova do Encceja:

Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho, Inscrições: 7 a 18 de agosto. Aplicação: 5 de Agosto
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

>>Estude com o melhore material preparatório para Enem aqui<<

Para conseguir um bom resultado na hora das provas do Enem 2018, o candidato deve ter muita determinação e estudar. É por isso que a Editora Opção lançou a Apostilas Enem 2018. Todos os alunos poderão estudar com mais tranquilidade, com um material de ótima qualidade.

As apostilas Opção Enem 2018 são preparadas de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio tendo como seus criadores professores renomados e especialistas do Enem. Adquira o seu material agora Mesmo!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Pelo o que eu entendi, é o fim da certificação do Enem, agora o que vai validar a conclusão do ensino médio será o Encceja!? Quero saber mais detalhes de quando e como realizar a inscrição neste exame, e também tenho outras dúvidas quanto as provas que terei que fazer, já que não fui aprovada e eliminei algumas disciplinas através do Enem. Quando será a inscrição do Encceja 2017? Grata!

    Lucimere Botelho

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.