Enem 2019 aprova

Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio

Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio, Se você esta entre os que buscam o diploma do ensino médio fique atento.

Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio

Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio

Como já tinha sido informado pelo Aprova Enem com pesquisa no MEC – Ministério da Educação, a partir da edição do Enem de 2016, o exame começaria a perder a função de certificador do ensino médio. O Enem vem tomando uma proporção gigantesca, e como ele vem sendo adotado como único meio de conseguir uma vaga no ensino superior, seria necessário a criação de um outro exame para certificação do ensino médio.

Certificação do ensino médio

Esse ano, mais uma vez foi informado que o exame não terá essa função. Ou seja, o Enem 2017 terá foco somente no preenchimento de vagas no ensino superior, estudantes treineiros poderão continuar participando.

Certificado de conclusão do ensino médio

Esta Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio terá foco nos candidatos que tiverem idade superior ou igual á 18 anos (completos até no dia da prova) e que estejam tentando concluir o ensino médio. Alunos já matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também serão atendidos nesta nova modalidade de exame.

Conclusão do ensino médio

De acordo com o Ministério da Educação, o Enem vem tomando proporções inimagináveis, tornando-se o exame com maior número de candidatos inscritos no país. Com o grande aumento de inscritos o nível de exigência também aumentou, tornando o exame bastante complexo para aqueles que estão simplesmente buscando o certificado de conclusão do ensino médio. O objetivo desta Prova exclusiva para certificado de conclusão de ensino médio seria facilitar o acesso aos milhares de estudantes que não concluíram seus estudos.

Como funciona essa Prova exclusiva para certificado de conclusão do ensino médio?

As datas de aplicação ainda não foram definidas, nem o cronograma das provas para o certificado de conclusão do ensino médio. Segundo o Governo, a ideia inicial para prova é que ela aconteça várias vezes ao ano, dando aos estudantes uma chance maior de obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Certificação do ensino médio é feita através do Enem

Atualmente, a certificação do ensino médio é feita através do Enem, que é aplicado apenas uma vez ao ano segundo pesquisa do Aprova Enem. Na ultima edição do exame o número de estudantes inscritos que solicitaram o certificado de conclusão do ensino médio chegou a 900 mil.

Como essas Provas do Enem serão definidas

Ainda não foram divulgadas informações sobre como essas provas serão definidas, mas é provável que essas informações saiam em breve, o que sabemos é que elas serão divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas provas do Enem.

Educação de Jovens e Adultos de conclusão do ensino médio

De acordo com os últimos dados do Censo Escolar de 2015, existem cerca de 3.431.829 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos.

Só no ensino médio são cerca de 1.269.984 estudantes. A média de idade dos que estão no EJA no ensino médio é de 23 anos (em escolas urbanas) e de 24 (em escolas rurais).

Segundo o Ministro da Educação, são pessoas muitos jovens que abandonaram os estudos e agora querem voltar. É um publico com maior facilidade em aprender, mais fácil também de atrair.

Houve uma queda nas matriculas do EJA de 1,5 milhão de estudantes desde 2007, em 2016 foram 9,4 milhões e, em 2015 3,4 milhões.

O ideal era que os estudantes frequentassem o ensino regular e terminassem o ensino médio com idade entre 17 e 18 anos, mas para que isso se torne realidade, é necessário tornar o ensino atrativo para os jovens, com isso o abandono dos estudos diminuiria consideravelmente.

Entre os que buscam o diploma do ensino médio

Uma das soluções encontradas para este problema (dica do Aprova Enem) foi oferecer aos estudantes uma formação profissional em conjunto com o ensino médio.

Em lugares onde essa ideia já foi implantada, houve um aumento de 4,8% da oferta do EJA vinculada à formação profissional de 2014 para 2015.

Educação do ensino médio Provas do Enem em todo o país

No total são 105,8 mil alunos que tem acesso a esse tipo de formação. É importante lembrar que essa é uma medida que vem sido discutida e esta em uma tentativa de ser implantada na educação do ensino médio em todo o país (reforma do ensino médio).

Se você esta entre os que buscam o diploma do ensino médio fique atento, em breve mais informações no Aprova Enem sobre as Provas do Enem exclusivas para certificado de conclusão do ensino médio serão divulgadas.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.