Enem aprova

prova no ENEM e edital ENEM Documentos

Por que é importante ter conhecimento do edital do ENEM 2019? A leitura do edital garante que o estudante tenha conhecimento sobre as questões legais da prova.

A prova no ENEM acontece uma vez ao ano e obter uma boa pontuação possibilita que o candidato tenha mais chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.

PROVA NO ENEM E EDITAL ENEM DOCUMENTOS

edital Enem 2019 na prova no Enem

Para obter uma boa nota é necessário que os candidatos estudem com afinco e conheçam as particularidades dessa tão importante prova para os estudantes brasileiros, portanto, conhecer o edital da prova Enem é fundamental para dominá-la.

O edital ENEM 2019 já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – órgão responsável pela organização da prova – entretanto, de acordo com os editais anteriores é possível fazer uma previsão e saber as peculiaridades e exigências da prova.

Qual a importância da prova no ENEM para os estudantes brasileiros?

A nota do ENEM é a principal forma de seleção de candidatos que buscam uma vaga no Ensino Superior. Programas como o SISU (voltado para selecionar estudantes para faculdades públicas), PROUNI (concede bolsas de 50% e 100% de descontos em universidades privadas) e o FIES (financiamento das mensalidades) utilizam da nota do ENEM em sua seleção, portanto, é obrigatório para participar desses programas que o estudante participe da prova do ENEM.

Participe da prova do ENEM

É possível ainda com a prova do ENEM participar da seleção feita por universidade europeias, como a Faculdade de Coimbra em Portugal, que têm um programa de seleção voltado especialmente para brasileiros que desejam ingressar em um curso superior utilizando para isso a nota do ENEM.

Os benefícios que uma boa nota no ENEM trás aos estudantes não param por aí. Algumas faculdades privadas além de adotar ao PROUNI e FIES.

Também aderem ao ENEM para substituir o vestibular tradicional e fornecem descontos percentuais nas mensalidades de acordo com a pontuação do candidato.

Levando em consideração as inúmeras possibilidades que a prova no ENEM 2019 trás e o peso que o diploma de Ensino Superior têm na seleção de empregos no Brasil, os estudantes não podem perder a chance de participar dessa prova.

É necessário, portanto, que ocorra uma preparação concisa para mandar bem no dia da prova no Enem, e mais importante ainda, é conhecer o edital ENEM 2019 para que nenhum detalhe passe despercebido.

Qual informação consta no edital ENEM?

O edital do ENEM conta com todas as informações a respeito da prova. É nele que os participantes saberão todas as exigências, proibições, direitos de acessibilidade, programa de prova, bem como os prazos importantes sobre o andamento do exame.

Inscrições Datas e Horários.

Os estudantes poderão realizar as inscrições durante os dias 6 e 17 de maio no site do próprio Inep.

Antes disso, nos dias 1 a 10 de abril, serão liberadas os pedidos de isenção da taxa de inscrição e também o formulário de justificativa de ausência no exame de 2018.

As datas de provas no Enem também foram reveladas: serão nos dias 3 e 10 de novembro, mantendo os dois domingos seguidos.

Os participantes concorrem às vagas para ingresso nas universidade públicas, podendo conseguir acesso aos programas ProUni, que oferece bolsas para instituições particulares, e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes.
Como será aprova no ENEM?

As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro, como no ano passado em dois domingos consecutivos.

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h, as provas têm início às 13h30 e terminam às 19h, primeiro dia de prova e às 18h30, segundo dia de prova.

As provas serão compostas por 04 áreas do conhecimento especificadas na matriz de referência, sendo:

1º Dia da prova no Enem (03/11): duração de 05h30min

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia.

– Redação

2º Dia de prova no Enem (10/11): duração de 05h

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia.

– Matemática e suas tecnologias: Matemática.

É possível ainda verificar no edital ENEM 2019 quais as informações necessárias para realizar a inscrição da prova, e também o prazo e os requisitos obrigatórios para que seja concedida, Portanto a isenção da taxa de inscrição.

Como acessar o edital 2019?

O edital ENEM 2019 é divulgado pelo Diário Oficial da União e fica disponível na página virtual oficial do ENEM: https://enem.inep.gov.br

Basta acessar o endereço eletrônico acima para obter conhecimento das informações e datas que estão contidas no Edital ENEM 2019.

Por que é importante ter conhecimento do edital do ENEM 2019?

A leitura do edital garante que o estudante tenha conhecimento sobre as questões legais da prova. Um caso que ocorreu na edição do ENEM 2018, foi de um participante que havia perdido seu RG.

Comprovação para inscrição do Enem

Enem documentos necessários e somente pode participar do exame porque leu o edital do Enem, e assim. verificou que poderia nessa situação poderia apresentar um boletim de ocorrência no lugar do RG.

Esse mesmo participante da história acima foi participar de uma outra prova de uma universidade privada e teve sua entrada proibida mesmo com a apresentação do boletim de ocorrência.

Comunicado do Enem

Como o participante havia lido o edital do Enem dessa prova no Enem, ele sabia desse seu direito e pôde tomar medidas judiciais por ter tido seu direito negado.

Outro caso que ocorreu também recentemente e nos mostra a real necessidade da leitura do edital de prova aconteceu no vestibular da Universidade Estadual  de Minas Gerais (UEMG).

No edital da prova constava que o máximo de linhas que poderiam ser utilizadas na redação exigida era de 26 linhas, entretanto, muitos candidatos não se atentaram a essa especificação e ao se depararem com 35 linhas disponíveis no dia da prova, ultrapassaram esse limite.

Sendo que mais de 70% dos participantes zeraram a redação e muitos por esse motivo.

Esses são apenas dois casos que representam a importância da leitura dos editais de prova.

Haja vista que é através do edital que os participantes saberão seus direitos e deveres e poderão assim cumpri-los e ter a integridade da prova respeitada, em primeiro lugar,.

A leitura do edital da prova é crucial e mostrará a preocupação do candidato com ao fazer à prova, assim sendo haja vista que um candidato que não dá importância para o principal documento a respeito da prova no Enem não tem maturidade para ingressar em um curso de Ensino Superior Ensino Superior que exigirá leitura constante e responsabilidade.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.