Enem AprovaENEM

Redação para o Enem 2018 temas

Sabemos o quanto a Redação para o Enem 2018 é importante para a nota final do Enem, e pensando nisso o artigo de hoje resolveu reunir alguns temas que podem cair na prova esse ano. Confira!

Nosso site sempre compartilha com os usuários novidades.

Redação para o Enem 2018

Tema 1: A prática do Bullying e Cyberbulling nas escolas brasileiras

Como a discussão relacionada ao bullying e também ao cyberbulling está bem atual o tema é um grande candidato para ser o escolhido!

Por isso é importante entender o que é cada um desses termos, as leis previstas, como agir, ideias de intervenção, taxas e números, conhecer programas e escolas que fizeram intervenções efetivas, entre outras informações que podem ir te ajudando a construir o tema da Redação para o Enem 2018.

Tema 2: O aumento de DST’s entre os jovens brasileiros

Nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Saúde tiveram novos casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como os novos números são assustadores, com certeza o tema pode ser um alvo dentro da Redação para o Enem 2018.

Aqui também é importante entender sobre taxas, números, e também sobre a qualidade de vida, e claro, sempre focando na prevenção para que as taxas possam ser diminuídas entre os jovens! Discursar das possíveis causas desse aumento também pode ser válido.

Tema 3: A população em situação de rua no Brasil

Outro tema que está sendo cotado para a Redação para o Enem 2018 é em relação a população de sua no Brasil, já que segundo dados da Secretária Municipal, o número de pessoas que vivem nessa situação aumentou de forma importante nos últimos 4 anos.

É importante saber sobre a legislação que garante serviços para moradores de rua, saber o quanto essa legislação está sendo efetiva para o momento, além de estudar sobre o Plano Nacional para a População em Situação de Rua feito no final de 2009.

Tudo isso para refletir que as leis podem não estar sendo efetivas, e que talvez seja o momento de focar nas políticas públicas.

Tema 4: Divulgação de Fake News e seus impactos

Outro tema com grandes chances para o Enem 2018 é relacionado ao uso das redes sociais, e das fake News que apareceram com tudo nesse ano.

Provavelmente o tema vai entrar mais na parte de ser algo aparentemente inofensivo, mas que pode gerar efeitos importantes e realmente devastadores para a sociedade.

O primeiro caso desse ano que tomou muita proporção foi o caso da vereadora Marielle Franco, assassinada, onde vários fatos de sua vida forem distorcidos, com o objetivo de a difamar, e assim foi se espalhando pela internet.

E para completar tivemos o escândalo político envolvendo informações falsas compartilhadas em grupo do WhatsApp. Por esses dois motivos acredita – se que o tema da redação pode ser esse.

E você qual tema aposta para a redação do Enem 2018? Como você pode perceber no artigo o ideal é ir se informando do que está acontecendo no Brasil, para entender melhor e conseguir discursar dentro de uma redação.

Gostou do nosso artigo de hoje? Continue em nossa página e confira muito mais e tenha uma redação Enem nota 1000.

Redação para o Enem 2018 temas
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário