Enem AprovaENEM

Provas Enem 2018 redação para o Enem

As provas Enem 2018 é o momento mais aguardado pelos estudantes de todo o país. Muitos têm o sonho de entrar em uma faculdade e através da prova do Enem 2018 os candidatos tem esta chance fazendo uma boa redação para o Enem.

As provas acontecerão em domingos subseqüentes nos dias 04 e 11 de novembro. Este ano teve algumas mudanças em relação a prova do Enem como o dia da prova, a organização das matérias.

redação para o Enem

redação para o Enem

A partir deste ano, os cadernos de provas serão personalizados com os nomes e número de inscrição do Enem, também será encartado o gabarito nas próprias provas.  As cores do caderno serão mantidas, tendo também o mesmo estilo de entrega.

Outra coisa que mudou na prova é o dia da prova de redação para o Enem, que agora passa a ser aplicada no primeiro dia da prova, junto com linguagens, ciências humanas e suas tecnologias  com duração de 5h: 30min e o segundo dia passa ser aplicado  matemática, ciência da natureza e sua tecnologia com duração de 4h: 30 min.

Redação Enem 2018

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das partes mais importantes do exame, e pode ser considerada como uma quinta prova (pois a prova de redação para o Enem sozinha, tem o valor de 1000 pontos).

Com uma boa redação para o Enem você consegue aumentar a média das notas, mesmo que o estudante tenha dificuldade em outras matérias.

Diferentemente de outros exames, a redação para o Enem “pede” que o candidato sugira uma proposta para um problema apresentado no tema da redação.

O que se espera é que o candidato esteja bem informado, e seja criativo ao propor soluções, além de saber defender o seu ponto de vista.

redação para o Enem

Faça algumas redações com alguns temas que já foi propostos, isso vai te ajudar a avaliar a sua capacidade de expor uma idéia, raciocinar e defender um argumento. Para ir bem à Redação do Enem o segredo é treinar bastante, faça três ou quatro redações por semana para se acostumar com o estilo do texto.

Utilize fatos na redação para o Enem

Na hora de elaborar sua redação, embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros. Demonstre seu conhecimento de mundo. Mostre ao corretor que você está bem informado e sabe articular o conhecimento que tem em outras áreas.

A Redação do Enem tem a vantagem de permitir que você expresse o conjunto de informações que aprendeu tanto na escola quanto na sua experiência de vida. Durante as provas, essa é a sua chance de ser criativo desenvolto e de expor seu repertório cultural. Uma boa forma de enriquecer seus conhecimentos é apostando em música, arte, revistas, jornais, filmes e livros.

Na hora de escrever a redação para o Enem

Faça um roteiro sobre o tema da redação, isso vai te ajudar a manter o foco na hora de criar a proposta. Invista em um vocabulário simples, porém, não use gírias e nem expressões como “eu acho”. Escreva sempre usando a norma culta, lembre- se que, uma das cinco competências da Redação do Enem avalia o rigor gramatical.

Clareza e coerência são essenciais na construção do texto da sua redação para o Enem.

A leitura deve ser fácil e fluida, garantindo, assim, o bom entendimento do seu texto. Jamais desrespeite os direitos humanos! Posturas extremas e radicais não condizem com o comportamento de um cidadão consciente e empenhado, que cursou o ensino médio e busca uma vaga na educação superior ou técnica. Seja coerente com a proposta que você esta defendendo.

Provas Enem 2018 redação para o Enem
5 (100%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Aprova Enem site colaborativo sobre Enem para ajuda a estudantes e participantes do Enem. Sem vinculo com Mec ou outra entidade educacional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários